Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Arroz de pato com paio e couve

O segredo desta receita é preparar o próprio caldo de pato para cozinhar o arroz. Dá trabalho, mas vale a pena

por Patrícia Ferraz

Este não é um arroz de pato tradicional. Fui misturando algumas receitas e acabei chegando a este que não é caldoso mas tem sabor intenso de pato. Fica incrivelmente melhor se você usar o caldo de pato para cozinhar o arroz, o que significa que você vai ter de preparar o caldo: é fácil, mas dá trabalho. Eu acho que compensa e, além disso, o caldo rende bastante então dá para congelar

Arroz de pato com paio e couve 

Arroz de pato com paio e couve  Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Preparo

1Lave e seque o pato, retire os miúdos. Esfregue a ave com a pasta de sal, alho e pimenta.
2Corte a laranja e o limão ao meio e ponha dentro do pato. Ponha o pato num saco plástico grande e resistente (ou numa caixa plástica). Regue com o vinho ponha o tomilho e as pimentas dedo-de-moça e deixe na geladeira durante a noite.
3 Tire o pato marinado da geladeira e corte em pedaços. Reserve a laranja, o limão e a marinada. Reserve a pele e a gordura. 

Faça o caldo

1Limpe a carcaça, ponha numa assadeira e leve ao forno para assar até dourar.
2Refogue na manteiga a cebola, o alho-poró e o salsão na manteiga no caldeirão em que vai preparar o caldo, até murchar. 
3Transfira a carcaça da ave para o caldeirão com os vegetais refogados. Cubra com água, ponha o sachê de temperos e cozinhe em fogo muito baixo por pelo menos 40 minutos. Desligue o fogo, deixe descansar por 10 minutos e coe para separar o líquido. Reserve o caldo.

Prepare o pato

1Aqueça uma colher (sopa) de óleo na panela de pressão e frite os pedaços de pato (não precisa pegar cor).
2Acrescente os vegetais, o vinho branco, o conhaque e o Porto e tempere com sal e pimenta, junte a laranja e o limão da marinada e deixe refogar por dois ou três minutos. 
3Junte na panela o caldo da marinada, complete com água e cozinhe por 30 minutos – comece a contar o tempo depois que a panela pegar pressão.
4Tire o pato da panela, deixe esfriar e desfie em pedaços grandes. Coe o líquido que sobrou na panela e reserve.

Prepare o arroz

1Aqueça 5 xícaras (chá) do caldo de pato numa panela.
2Aqueça o óleo numa panela grande que tenha tampa, refogue a cebola até murchar, junte o alho picado, refogue, ponha o arroz refogue muito bem.
3Junte o paio e o pato ao arroz, frite um pouco, mexendo, acrescente o vinho tinto, mexa, deixe evaporar. Adicione o caldo de pato, mexa, tempere com sal e pimenta, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos com a panela tampada até o arroz estar bem cozido.
4Transfira o arroz de pato para a vasilha de servir. 
5Sirva com couve cortada fininha e temperada com limão, azeite e sal. Se quiser o arroz mais molhado, ponha numa vasilha a parte o caldo de pato aquecido e leve à mesa. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?