Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Arroz de véspera com legumes

A base desta receita são sobras de arroz, incrementada com legumes bem temperadinhos

por Patricia Ferraz

Arroz de véspera

Arroz de véspera Foto: Patricia Ferraz/Estadão

Mais uma receita da série “o aproveitamento da sobra é melhor que o prato original”. A base da receita são sobras de arroz, que ganham sabor com fatias finas de cenoura, cebola e repolho bem temperadas e refogadas com mostarda, vinagre balsâmico e azeite.

Para finalizar, castanha-do-pará bem crocante cortada em lascas ou, se preferir, nozes ou amendoim torrado. Esses ingredientes são só uma ideia, aproveite a fórmula e os temperos para usar o que tiver na geladeira.

Preparo

1Aqueça uma frigideira sem gordura e toste rapidamente as castanhas-do-pará. Tire do fogo, corte em fatias e reserve.
2Aqueça o azeite em uma outra frigideira e refogue as fatias de cebola até murcharem. Acrescente a cenoura e o repolho cortados em fatias finas e refogue por 2 ou 3 minutos.
3Acrescente os vinagres, a mostarda, tempere com sal e pimenta. Mexa bem, deixe refogar mais um minuto. Prove. Corrija o tempero se necessário. Desligue o fogo. 
4Aqueça o arroz no micro-ondas ou em uma panela com 1 colher (sopa) de água e ponha na travessa de servir - ou em cumbucas individuais. Distribua por cima os vegetais refogados (se preferir, misture tudo).  
5Para finalizar, distribua as fatias de castanha.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?