Paladar

Receitas

Receita

Arroz-doce como você nunca viu: 6 versões da receita

Prato indispensável nas festas do mês de junho, o arroz-doce não precisa ser sempre igual

21 de junho de 2016 | 19:51 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Arroz-doce está sempre presente nas mesas das festas juninas. É um prato de preparo simples, o que não significa que precisa ser sempre igual. A sobremesa cremosa pode ganhar diferentes sabores com acréscimo de especiárias e apresentação sofisticada, dá até para fazê-lo com arroz de risoto. Abaixo, veja seis preparos que tornarão o seu arroz-doce ainda mais gostoso.

1. Arbóreo, com calda de caramelo

No arroz doce com calda de caramelo do chef Charlô Whately, o arroz comum nacional é substituído pelo arbóreo, tipo usado em risotos. Aprenda a receita.

Arroz-doce do chef Charlo Whately

Arroz-doce do chef Charlo Whately Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

2. Arroz-doce com mexerica

Nessa releitura da chef Heloisa Bacellar, o doce é um potinho caramelizado de miniarroz com mexerica e cubinhos de damasco. O miniarroz é um tipo produzido no vale do Paraíba, metade do grão comum. Nesta receita, vale substituir a mexerica por laranja.

Potinho caramelizado de miniarroz com mexerica

Potinho caramelizado de miniarroz com mexerica Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

3. Arroz-doce brulê

Também tem arroz queimadinho por cima, nos moldes do creme brûlée francês. Esse, do confeiteiro Arnor Porto, leva arroz carnaroli (bom para risotos, assim como o arbóreo, porque tem mais amido) e um praliné de amendoim. Confira aqui a receita.

Arroz-doce brulê

Arroz-doce brulê Foto: Felipe Rau/Estadão

 

4. De coco e laranja

Receita tradicional de arroz-doce leva leite de coco - e nessa, com uma revisitada, ainda tem água de flor de laranjeira e raspas de laranja. Bem suave e delicada. Aprenda aqui.

Arroz doce de coco.

Arroz doce de coco. Foto: Codo Meletti|Estadão

 

5. Arroz-doce caramelado

O caramelo é o que dá a cor marrom a esse arroz doce revistado pela chef Ana Soares. No lugar de arroz comum, ela usou o basmati, típico da culinária indiana. Confira a receita.

Arroz-doce caramelado

Arroz-doce caramelado Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

6. Arroz-doce com especiarias brasileiras

O arroz-doce do chef-confeiteiro Rodrigo Ribeiro leva quatro especiarias brasileiras: cumaru, puxuri, amburana e pacová. Veja o passo a passo.  

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Lista de receitas originalmente publicada em junho de 2016 e atualizada em junho de 2019.