Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Arroz doce de coco

Aprenda a fazer o clássico arroz-doce com um toque especial

por Patrícia Ferraz

É um simples arroz-doce, mas alguns macetes fazem dele uma sobremesa bem bacaninha. O primeiro é acrescentar leite de coco e um toque de flor de laranjeira que suavizam os sabores. Bem, não custa avisar que não dá para aproveitar o arroz já cozido, que foi refogado com cebola, óleo e temperado com sal. Este é doce e deve ser cozido em água com uma colher de açúcar. Depois de pronto, espere esfriar e deixe na geladeira por algumas horas, para facilitar a montagem.

O maior truque desta sobremesa é a montagem: use um aro vazado (escolha um aro pequeno, fica mais bonito e ninguém vai comer a sobremesa a ponto de enjoar dela).

+ 'Paladar' e Les Gourmands: menu brasileiro

Preparo

1Cozinhe o arroz (sem refogar) em água com apenas uma colher de açúcar, até estar macio. Reserve.
2Numa panela, junte o leite, o leite de coco e o açúcar e deixe ferver. Adicione a água de flor de laranjeira, misture bem.
3Junte o arroz cozido, mexa bem para misturar, desligue o fogo. Deixe esfriar e ponha na geladeira por algumas horas.
4Para fazer a calda, misture numa panelinha o suco de laranja coado e o açúcar, mexa antes de ligar o fogo. Ferva, sem mexer, até engrossar. Use fria.
5Para servir, posicione um aro de metal vazado no centro do prato, preencha com o arroz-doce gelado. Aperte para modelar. Tire o aro com cuidado. Despeje a calda, salpique o coco ralado e as raspas de laranja. 
 
 

Ficou com água na boca?