Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Arroz pilaf com frango e especiarias

Pilaf é um arroz à moda do Oriente Médio, temperado com especiarias e que costuma levar também carnes ou vegetais e vai bem tanto como prato principal ou acompanhamento

por Patricia Ferraz

Arroz pilaf com frango e especiarias

Arroz pilaf com frango e especiarias Foto: Patricia Ferraz/Estadão

Pilaf é um arroz à moda do Oriente Médio, temperado com especiarias e que costuma levar também carnes ou vegetais. Tradicionalmente, o arroz é refogado com cebola, temperos e demais complementos antes de ser cozido em água ou caldo com a panela destampada até estar quase pronto. Nos minutos finais, cobre-se a panela com um pano (para evitar respingos) e a tampa. O arroz descansa assim, depois de pronto, por alguns minutos.

Essa receita é uma adaptação do “pilaf da avó”, popular no leste da Turquia, que achei em Turkish Delights, de John-Gregory Smith (Kyle Books, sem edição em português). Vale como prato principal ou acompanhamento.

Preparo

1Misture em um pote o iogurte, o tempero sírio, pimenta- do-reino, canela, cravo, o cominho e o vinagre.
2Corte os peitos de frango em pedaços grandes e ponha numa tigela. Esfregue o alho esmagado pela superfície do frango com um pouco de sal. E misture o iogurte temperado. Cubra e deixe marinar por uma hora.
3Refogue o frango na manteiga com 2 colheres de azeite, virando para dourar bem e misturando a marinada de iogurte, aos poucos. Tire do fogo, espere esfriar e corte em lascas grandes.
4Numa panela grande aqueça o óleo e refogue uma cebola picada, até murchar. Acrescente o arroz, frite mexendo por um ou dois minutos. Junte o frango desfiado, o louro, o damasco picado e as uvas passas. Se quiser, acrescente outras frutas passas, usei um pouco de cranberry que eu tinha-- reserve um pouco das frutas para decorar o prato.
5Acrescente o caldo de frango, uma colher (de sopa) de sal, mexa, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos.
6Refogue a cebola restante em uma frigideira com o azeite restante até pegar cor. Reserve.
7Toste os pinoles e as nozes em uma frigideira sem óleo, apenas para liberar os aromas. 
8Tire o arroz do fogo, deixe descansar tampado por um ou dois minutos.
9Transfira para o prato de servir, misture a cebola caramelizada, as folhas de hortelã picadas, as nozes e pinoles, as frutas passas restantes. Sirva quente. 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?