Paladar

Receitas

Receita

As dez receitas mais lidas do ‘Paladar’ em 2019

Saiba quais foram os pratos mais procurados no nosso banco de receitas nesse ano

23 de dezembro de 2019 | 17:55 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Em 2019, os leitores do ‘Paladar’ quiseram aprender a fazer pizza, cuscuz de milho, pão de queijo, brigadeiro e outros clássicos da cozinha brasileira em suas casas. Essas receitas estão entre as dez mais procuradas neste ano, ao lado de outros doces populares mundo afora, como a torta banoffee, cheesecake de frutas vermelhas e mousse de chocolate. Veja a seguir como preparar essas delícias com perfeição. 

1ª - Massa de pizza profissional 

A receita pede apenas farinha de trigo, fermento biológico fresco, sal e água gelada. Mas para chegar ao ponto e textura perfeitos, ela leva 35 horas para ficar pronta, incluindo 24 horas de repouso na geladeira e mais 10 horas de descanso em temperatura ambiente. Veja a receita.

Massa de pizza profissional.

Massa de pizza profissional. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

2ª - Banoffee, torta de banana, doce de leite e chantilly

Um doce que aos poucos vêm conquistando o paladar dos brasileiros. Essa versão tem massa de biscoito recheada com camadas de doce de leite, banana e chantilly. Veja a receita.

Banoffee

Banoffee Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

3ª - Salpicão de frango 

Presença obrigatória nas ceias de Natal de São Paulo, o salpicão foi inventado no século 14 pelo francês Taillevent, um dos primeiros chefs de cozinha profissionais da história. O truque aqui é usar um pouco de iogurte para ficar com uma salada mais refrescante. E o melhor é que ela é fácil de fazer e ainda dá tempo de preparar para a ceia.  Veja a receita.

Salpicão de frango.

Salpicão de frango. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

4ª - Cuscuz de milho

Bastante comum no Nordeste do País, o cuscuz de milho é bem mais simples que a versão paulista: é feito apenas com flocos de milho, água e sal. Mas ele pode ser incrementado com requeijão caseiro e ovo cozido, para dar mais sustança, como faz Rodrigo Oliveira, chef do Mocotó e do Balaio. Veja a receita.

 

  Foto: JF Diório|Estadão

 

5ª - Molho de tomate para pizza 

Essa é para quem também vai fazer a massa de pizza profissional em casa. Bem fácil de preparar, ela leva somente tomates assados, azeite e sal, que depois são batidos no liquidificador. Veja a receita.

Molho de tomate para pizza.

Molho de tomate para pizza. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

6ª - Brigadeiro 

Verdade seja dita, não é muito difícil fazer brigadeiro. Mas conseguir um docinho com textura bem cremosa exige um pouco mais de trabalho. O chef Lucas Corazza ensina como chegar a esse resultado, usando leite condensado, chocolate em gotas, chocolate em pó e granulado de chocolate. Veja a receita.

Brigadeiros.

Brigadeiros. Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

7ª - O pão de queijo caseiro perfeito 

Pão de queijo tem em tudo quanto é lugar – mas encontrar um pãozinho com casca crocante e recheio elástico e macio é mais difícil. Essa receita segue a tradição mineira e resolve esse problema, além de ser super fácil de fazer.  Veja a receita.

Pão de queijo de meia cura de Araxá.

Pão de queijo de meia cura de Araxá. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

8ª - Cheesecake 

Essa sobremesa bastante popular nos EUA é relativamente simples de fazer, mas sem alguns cuidados ela pode rachar ou ficar ressecada. Confira aqui dicas para acertar sempre que for preparar o doce. Veja a receita.

Cheesecake. Acertar a textura aveludada e cremosa não é tarefa fácil 

Cheesecake. Acertar a textura aveludada e cremosa não é tarefa fácil  Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

9ª - Bolo de cenoura com cobertura de chocolate 

O segredo desta receita é usar o liquidificador para conseguir uma massa fofinha e úmida. A calda de chocolate, que forma uma casquinha em cima do bolo, também é bem fácil de preparar. Veja a receita.

Bolo de cenoura com calda de chocolate.

Bolo de cenoura com calda de chocolate. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

10ª - Mousse de chocolate 

Ao contrário de muitas versões encontradas por aí, essa receita do chef Lucas Corazza é menos doce e mais leve, porque usa chocolate meio amargo (63% de cacau) e suco de limão.  Veja a receita.

Mousse de chocolate.

Mousse de chocolate. Foto: Taba Benedicto/Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.