PUBLICIDADE

Receitas
 . Foto: Filipe Araújo|EstadãoFoto: Filipe Araújo|Estadão
CADERNO DE RECEITAS

As receitas mais trabalhosas do 'Paladar' - para quem gosta de um bom desafio

Aproveite os dias livres para encarar um super projeto na cozinha, com receitas que exigem tempo e organização, mas compensam o esforço

Já vamos começar com um alerta: essa lista é para cozinheiros que gostam de desafios. 

O Paladar separou suas receitas mais trabalhosas, com várias etapas, preparo longo e técnicas avançadas. É para quem está disposto a ficar um bom tempo na cozinha - fica aí a dica para este feriado.

Mas não precisa se assustar. Em cada uma é possível encontrar dicas para sair tudo perfeito.

● Pato assado do Jacquin

O chef francês Erick Jacquin abriu a cozinha de sua casa (que é fantástica!) para a o Paladar e ensinou os segredos de suas receitas mais famosas: o pato assado na panela à moda antiga e o purê de batatas cremoso. O resultado compensa, mas o preparo exige paciência e empenho. Para se ter uma ideia, a lista de ingredientes tem 29 itens. Os dois patos precisam ser marinados, o molho é feito com os ossos dos patos, depois tudo é cozido com um mix de cogumelos. Confira a receita. 

PUBLICIDADE

Pato assado do Jacquin Foto: Marcelo Barabani

● Bolo opera

Esse bolo em camadas é um clássico francês. Nessa receita, do confeiteiro Fabrice Lenaud, requer variados preparos: é preciso fazer o biscuit, a calda de café, a ganache de chocolate, o creme de manteiga e café, a glaçagem e só então começar a montar. Veja como fazer passo a passo.

Bolo opera. Foto: Filipe Araújo/Estadão

● Flor de coco

PUBLICIDADE

Para fazer essa receita, tradicional da confeitaria goiana, você não vai precisar de muitos ingredientes. Bastam dois cocos secos, a água que será retirada deles, e açúcar. O desafio começa na hora de fazer as finas tiras da fruta. E a hora da verdade vem com a finalização. É preciso muito cuidado e atenção para moldar as flores assim que as fitas de coco são retiradas do fogo. A dica é começar pelo miolo, para moldá-la, depois é ir colando outras fitas por cima para formar as pétalas. A foto da receita é uma boa inspiração. Veja como fazer.

Flor de coco. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

● Mochi doce com recheio de feijão vermelho

O doce de arroz japonês tem uma textura sem igual, gelatinosa, um tanto borrachuda. Ela é fácil de fazer em casa. O desafio, na verdade, é modelar os docinhos, já que ela gruda em absolutamente tudo. A dica é usar bastante fécula para evitar que a massa se espalhe e fique em todos os utensílios e superfícies. Aprenda como fazer.

  Foto: Evan Sung|NYT

PUBLICIDADE

● Maniçoba

A maniçoba é um prato típico do Pará, conhecido como "a feijoada sem feijão": no lugar da leguminosa, o ensopado com carnes de porco leva a maniva, a folha da mandioca triturada. É um prato que requer paciência. Ao todo, são necessários sete dias para ficar pronto, e é tradicionalmente servida com arroz branco, farinha d"água e uma pimenta de cheiro. Aprenda a fazer em casa.

  Foto: Divulgação

● Da lama ao caos

A receita de Helena Rizzo, do Maní, foi batizada em homenagem ao álbum inaugural do Nação Zumbi. É feita de doce de berinjela, gelatina de água de flor de laranjeira, pele de lima da pérsia, sorvete de gergelim, pistaches caramelados e crocante de massa kinef. Cada parte tem sua feitura, seu processo, seus truques. O resultado é uma combinação de sabores interessantes. Veja como fazer.

PUBLICIDADE

Prato feito pela chef Helena Rizzo Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

● Massa recheada com brie, alho-poró e amêndoas

Agora é hora de testar sua habilidades ao fazer massas. Comece pelo recheio e mexa-o sem parar com um batedor de arames. Quando engrossar é hora de fazer a massa, moldar e rechear. O recheio é adicionado no meio, depois que as tiras de massas forem abertas. Aprenda os outros passos da receita de Ana Soares.

Massa recheada com brie, alho-poró e amêndoas ensinado por Ana Soares Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

● Éclair

PUBLICIDADE

Nome francês para a popular "bomba", o éclair é feito de massa choux e pode ter diversos sabores. Na receita vão três tipos de cremes: confeiteiro, manteiga e mousseline, que precisam ser misturados na mesma proporção. É um doce que reque cuidado, delicadeza e atenção. Aprenda a fazer a receita de Rafael Barros.

Éclair. Foto: Filipe Araújo/Estadão

● Torta cremosa de chocolate com pistache

Confeitaria exige atenção e técnica. E que a receita seja seguida meticulosamente. Nessa sobremesa do chef pâtissier Arnor Porto, a base da torta são discos de pão de ló. Os recheios são de pistache e chocolate, e a ganache vai por cima. A decoração também exige perícia. Veja como fazer.

Torta cremosa de chocolate com pistache, receita de Arnor Porto, chef pâtissier do Emiliano Foto: Filipe Araújo|Estadão

PUBLICIDADE

● Torta goiana com frango, porco e linguiça

Na torta à moda goiana o que não poderia faltar é o pequi. Mas o trabalho da receita não está apenas em encontrar bons exemplares da fruta por São Paulo. Para o recheio é preciso dar atenção às carnes: a torta leva sobrecoxa de frango, linguiça fresca e lombo de porco, cada um com o seu preparo. Confira a receita de Fernando Martins. 

Confira a receita de torta à moda goiana com frango, porco e linguiça Foto: Felipe Rau|Estadão

● Brioche 

Brioche não é difícil de preparar, mas o trabalho tem várias etapas e inúmeros caprichos. Para começar, é preciso usar uma boa manteiga. A ordem dos ingredientes é sagrada. A massa precisa ser sovada até o ponto correto e descansar de um dia para o outro na geladeira. Confira a receita completa. 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

● Pho Suon Bo

Essa sopa vietnamita com costela de boi tem sabores intensos. O caldo é feito do zero, com 1 quilo de ossos de boi, gengibre e muitas especiarias. A costela é assada por 3 horas. Para montar o prato, macarrão de arroz, broto de feijão, pimenta dedo-de-moça e ervas frescas. A receita é da chef Dani Borges, do Bia Hoi. Veja como fazer. 

Pho Suon Bo, sopa vietnamita com costela de boi. Foto: Tiago Queiroz|Estadão

* Publicado em julho de 2017 e atualizado pela última vez em novembro de 2019. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE