

Asinhas de frango assadas puxadas no limão
Para uma reunião informal regada a vinho ou cerveja, experimente essas asas de frango, feitas no forno sobre uma cama de batatas
The New York Times
No boteco ou numa reunião informal, asas de frango agradam sempre, seja qual for o modo de preparo. Elas ficam tão boas apenas com sal e pimenta quanto marinadas ou com um molho mais complexo.
Numa noite dessas, em casa, optei por um preparo estilo greco-italiano. Como eu queria as asas bem puxadas no limão, foi preciso mais que umas poucas fatias do cítrico, além de azeite, alho, alecrim, muita pimenta-do-reino e uma boa pitada de pimenta vermelha picante em flocos. Assadas sobre batatas, as asas ficaram bem douradas e cheirosas. Dei então uma última borrifada de limão e pulverizei com orégano seco.
Eu prefiro a “coxinha da asa”, mas você pode usar a parte intermediária, as pontas (que quase não têm carne, mas são também deliciosas) ou a asa inteira, com as três partes ligadas.
Asas puxadas no limão são deliciosas quando estão bem quentes e crocantes, mas também são ótimas se servidas em temperatura ambiente. E, de uma vez por todas: coma com as mãos, seja no aperitivo ao ar livre, seja na mesa de jantar. Nada de talher, só guardanapo.
Preparo
E para beber...
Para asinhas feitas no estilo Mediterrâneo, temperadas com limão, alho e ervas, prefira um vinho branco do Mediterrâneo, de preferência um Vermentino da Córsega. Ele é um pouco mais linear e mineral que os da Ligúria. Ou talvez um branco francês de Cassis, cidade próxima de Marselha. Você pode também experimentar um Etna Bianco, feito com a uva Carricante, ou um branco grego, da uva Assyrtiko ou da Moschofilero. Se for em pleno verão, “regue” essas asas com galões de rosé seco, ou tente um branco espumante seco – um bom Cava, para ficar no Mediterrâneo. De qualquer modo, com cerveja você não erra. (Eric Asimov)
/ TRADUÇÃO DE ROBERTO MUNIZ
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.