

Bacalhau ao leite de coco
A receita do chef Thiago Castanho segue a tradição paraense de como servir bacalhau no Natal
Em Belém do Pará faz parte da tradição natalina servir bacalhau cozido em leite de coco ou em leite de castanhas ao lado do peru e do tender.
Mas a história do prato na família do chef Thiago Castanho começou há apenas dez anos. Na época, ele tinha quinze anos e trabalhava como entregador de pizzas – para sustentar a família, o pai havia montado uma pequena pizzaria quando os negócios no depósito de bebidas deram errado.
Seu Francisco preparava as pizzas com a ajuda da mulher, Carmem, e os meninos, Thiago e Felipe, se encarregavam da entrega. Trabalhavam todos os dias. E na noite de Natal, estavam os quatro na pizzaria. “A gente estava muito duro e não tinha dinheiro para comprar peru, então, meu pai comprou dois frangos assados e colocou na mesa”, conta Thiago. “E antes de comermos, ele disse que estávamos passando dificuldade, mas o que importava é que a família estava muito mais unida. Foi um momento emocionante”.
No ano seguinte, seu Francisco já havia inaugurado o Remanso do Peixe e as coisas começavam a melhorar. “Na noite de Natal, meu pai preparou o bacalhau com leite de coco – e desde então este prato ficou marcado no Natal da família”.
Preparo
Leite de coco de bacalhau:
Leve o leite de coco fresco ao fogo com as aparas de bacalhau e a cebola em cubos. Cozinhe por 20 minutos, retire os ossos das aparas e reserve.
Prato:
Receitas mais vistas
Mais em receitasComentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.