Paladar

Receitas

Receitas

Brunno Regis/Estadão
Brunno Regis/Estadão

Bacalhau ao leite de coco

A receita do chef Thiago Castanho segue a tradição paraense de como servir bacalhau no Natal

por Redação Paladar

Em Belém do Pará faz parte da tradição natalina servir bacalhau cozido em leite de coco ou em leite de castanhas ao lado do peru e do tender.

Mas a história do prato na família do chef Thiago Castanho começou há apenas dez anos. Na época, ele tinha quinze anos e trabalhava como entregador de pizzas – para sustentar a família, o pai havia montado uma pequena pizzaria quando os negócios no depósito de bebidas deram errado.

Seu Francisco preparava as pizzas com a ajuda da mulher, Carmem, e os meninos, Thiago e Felipe, se encarregavam da entrega. Trabalhavam todos os dias. E na noite de Natal, estavam os quatro na pizzaria. “A gente estava muito duro e não tinha dinheiro para comprar peru, então, meu pai comprou dois frangos assados e colocou na mesa”, conta Thiago. “E antes de comermos, ele disse que estávamos passando dificuldade, mas o que importava é que a família estava muito mais unida. Foi um momento emocionante”.

No ano seguinte, seu Francisco já havia inaugurado o Remanso do Peixe e as coisas começavam a melhorar. “Na noite de Natal, meu pai preparou o bacalhau com leite de coco – e desde então este prato ficou marcado no Natal da família”.

Preparo

Leite de coco de bacalhau:

1

Leve o leite de coco fresco ao fogo com as aparas de bacalhau e a cebola em cubos. Cozinhe por 20 minutos, retire os ossos das aparas e reserve. 

Prato: 

1Acomode o lombo de bacalhau com a pele para cima numa assadeira de ferro com a cebola, o alho e os legumes cortados.
2Regue com o leite de coco de bacalhau e o azeite.
3Leve ao forno aquecido a 180°C e asse por 15 minutos.
4Retire do forno e junte as ervas (chicória e salsinha) rasgadas com a mão.

+ Receitas de bacalhau para fazer na Páscoa ou no Natal

Ficou com água na boca?