Paladar

Receitas

Receitas

Banana com caramelo de mascavo e cachaça

Receita simples e rápida, que vira uma belíssima sobremesa; veja como fazer em casa

por Patrícia Ferraz

Banana e caramelo têm longa parceria, quase sempre infalível. Dessa vez, o caramelo é feito com açúcar mascavo, o que empresta um toque azedinho, sob medida para outro ingrediente da receita, a cachaça. É coisa simples e rápida que vira uma belíssima sobremesa. O ideal é servir as bananas e o caramelo quentes com uma bola de sorvete de creme para contrastar, portanto a dica é fazer o caramelo e tirar do fogo, deixando para aquecer e colocar as bananas só na hora de servir. Usei banana prata, mas escolha a que preferir. Não tem erro. O único cuidado é usar bananas maduras, mas ainda bem firmes - se tiverem passado do ponto, aproveite-as em outra receita (bolo de banana é ótima opção, veja a receita no site do Paladar).

Banana com caramelo de mascavo e cachaça.

Banana com caramelo de mascavo e cachaça. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão/Cerâmica Muriqui

Preparo

1Descasque as bananas e corte-as ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade ao meio, no mesmo sentido, para obter quatro fatias.
2Ponha o açúcar, a manteiga e a canela em uma frigideira e mexa para misturar até o açúcar começar a dissolver. Pare de mexer com a colher e chacoalhe a panela de vez em quando, até a calda estar líquida.
3Acrescente ½ dose de cachaça e o creme de leite. Mexa bem com a colher de pau, até a textura ficar cremosa.
4Junte as bananas fatiadas, cozinhe no caramelo para aquecer um pouco. Despeje a cachaça restante (uma dose) e risque um fósforo, com muito cuidado, para flambar. Espere a chama apagar.
5Divida as bananas em potes individuais, espalhe metade do caramelo por cima, ponha o sorvete de creme e espalhe o caramelo restante. Sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?