Paladar

Receitas

Receitas

Ligia Skowronski
Ligia Skowronski

Banoffee do Gula Gula

A torta inglesa de banana com doce de leite e chantilly está em alta no Brasil; confira a releitura do restaurante carioca

por Redação Paladar

Com camadas de banana, doce de leite e chantilly, a banoffee é uma torta criada na Inglaterra nos anos 1970 de preparação  extremamente simples, o que talvez explique sua vocação para se tornar popular — já tem releituras feitas por chefs e confeiteiros na cidade. A receita tradicional de banoffee combina base de biscoito, coberta com doce de leite e bananas e por fim chantilly.

A versão da chef Cocó, que comanda o restaurante Gula Gula é um pouco diferente da tradicional: no lugar da massa, o chef usa uma base de bolo de nozes, coberto por um brigadeiro de caramelo, bananas carameladas e, para finalizar, chantilly e nozes salpicadas. 

A banoffee do restaurante Gula Gula

A banoffee do restaurante Gula Gula Foto: Ligia Skowronski

Preparo

Bolo de nozes

1Coloque em uma tigela as gemas e bata com o açúcar até ficar branco. Adicione a farinha de arroz, o fermento e as nozes picadas e misture bem.
2Bata as claras em neve em outra tigela e em seguida adicione a mesma na massa de nozes mexendo suavemente.
3Unte uma forma redonda com manteiga e farinha, despeje a massa e leve ao forno por 20 minutos à 160°C.

Brigadeiro de caramelo

1Coloque em uma panela a manteiga e o açúcar e leve ao fogo e cozinhe até formar um caramelo. Adicione o leite condensado e cozinhe até dar o ponto (o fundo começar a aparecer).

Banana caramelizada

1Coloque em uma frigideira metade do melaço e deixe esquentar. Quando começar a ferver levemente, adicione a metade das bananas cortadas em diagonal e caramelize as mesmas. Repita o processo com a outra metade e reserve. 

Finalização

1Bata o chantilly enquanto monta a torta. 
2Disponha o bolo em uma forma, cubra com o brigadeiro de caramelo e organize as bananas caramelizadas por cima cobrindo todo o brigadeiro. Adicione 30g de nozes picadas e cubra com o chantilly. Finalize com canela em pó.

 

Ficou com água na boca?