Receitas

Receita

Batalha dos bolos de milho: testamos quatro receitas para a sua festa junina

Heloísa Bacellar, Nani Mantovani, Adriana Lira e Joyce Galvão ensinam a fazer diferentes versões do quitute; escolha o seu predileto

25 de junho de 2022 | 05:00 por Danielle Nagase, O Estado de S.Paulo

Vez ou outra repassamos as receitas do banco do Paladar para ter ideias de pratos que podem ser incluídos ou revisitados. Numa dessas checagens, nos deparamos com uma falta grave: nossa gama de receitas não tinha sequer um bolo de milho para satisfazer nossos leitores. Como assim? Justo bolo de milho, um quitute tão popular.

A batalha de milhões: bolo de milho em quatro versões.

A batalha de milhões: bolo de milho em quatro versões. Foto: Alex Silva/Estadão

Para corrigir essa falha – e aproveitando o ensejo das festas juninas –, saímos em busca de receitas infalíveis e deliciosas. Quatro ficaram entre as nossas preferidas e, de tão diferentes entre si, ficou quase impossível escolher a vencedora. Assim, decidimos promover uma “batalha” entre os bolos – de Heloísa Bacellar, Nani Mantovani (Addolcire), Adriana Lira (Dona Doceira) e Joyce Galvão – para identificar os pontos fortes de cada um. Sabor? Cremosidade? Textura?

Quinze espigas de milho, todas cuidadosamente lavadas e debulhadas (haja paciência para tirar os cabelinhos), depois, eis o resultado. Junto das receitas, você confere as impressões da equipe do Paladar acerca de cada bolo. O campeão? Você escolhe de acordo com as características que mais te apetecem: caseirinho, pedaçudo, cremoso ou bem molhadinho.

Também não consegue escolher? Faça como a gente: prepare todos e promova uma degustação em casa.

 

Caseirinho, da Helô Bacellar

Esse bolo de milho é para quem não curte massa muito cremosa e prefere as versões mais sequinhas, com cara de bolo de vó. A massa é muito saborosa, mas, olhe só, tem que gostar de coco: o ingrediente aparece bastante, tanto na textura quanto no sabor.

Bolo de milho da chef Heloísa Bacellar.

Bolo de milho da chef Heloísa Bacellar. Foto: Alex Silva/Estadão

Cremoso, da Addolcire

Outra versão caseira de bolo de milho, mas, essa, bem molhadinha e cremosa. Superfácil de fazer, com poucos ingredientes e sem firulas. A massa, muito saborosa, conserva pedacinhos do bagaço do milho, mas, ainda assim, a textura é bem delicada.

Cremoso, bolo de milho da Nani Mantovani tem massa molhadinha e delicada.

Cremoso, bolo de milho da Nani Mantovani tem massa molhadinha e delicada. Foto: Alex Silva/Estadão

Goiano, da Dona Doceira

Essa receita leva bastante milho na massa – o que reflete na textura, digamos, mais pedaçuda. Esse bolo de milho, apesar da massa úmida, entra para o time das versões mais sequinhas, com cara de bolo de vó (goiana!). O toque especial fica por conta da erva-doce – mas, claro, se você não gostar, basta não usar.

Receita de Adriana Lira tem massa úmida, com bastante textura do bagaço do milho.

Receita de Adriana Lira tem massa úmida, com bastante textura do bagaço do milho. Foto: Alex Silva/Estadão

Ultracremoso, da Joyce Galvão

O ultracremoso no nome desse bolo de milho, definitivamente, não foi usado em vão. A massa, molhadinha, tem textura de pudim, imagine! O sabor do milho é incrementado com leve toque de coco, mas tudo muito delicado, em virtude dos ingredientes artesanais. Não quer fazer o leite de coco do zero? Tudo bem, use a versão industrializada, “mas o resultado não será o mesmo”, garante Joyce.

Receita da confeiteira Joyce Galvão é das mais molhadinhas e cremosas.

Receita da confeiteira Joyce Galvão é das mais molhadinhas e cremosas. Foto: Alex Silva/Estadão

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas