Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Batata frita crocante e sequinha

Chef Maurício Lopes ensina os truques para atingir a cor e a crocância perfeitas

por Redação Paladar

A tão sonhada batata frita crocante e sequinha não é impossível. Com os utensílios corretos e alguns truques, é possível prepará-la de forma fácil, garantindo um resultado saboroso e nada encharcado de gordura.

Para explicar o processo, o Paladar convidou o chef Maurício Lopes, professor de habilidades básicas de cozinha na Universidade Anhembi Morumbi. Uma das principais dicas é: fuja das toalhas de papel e assemelhados, pois elas não vão conseguir absorver o óleo da batata com a eficiência e a rapidez necessárias. Outro ponto importante é fritá-la em dois momentos diferentes - o primeiro é um "choque térmico", que pré-cozinha a batata e garante a crocância almejada. 

Preparo

1Corte e as batatas verticalmente, deixando-as em palitos finos.
2Aqueça o óleo com uma temperatura entre 120ºC e 140ºC. Coloque um punhado de batatas, cuidando para os palitos não ficarem grudados uns nos outros. Frite-os por alguns minutos, retirando-os antes de corarem.
3Escorra as batatas em uma peneira de metal. Repeta o processo até terminar todas as batatas.
4Aqueça o óleo novamente em temperatura de 180ºC. Coloque novamente as batatas que passaram pelo processo de "pré-fritura", deixando-as dessa vez até atingirem a cor desejada.
5Retire as batatas e escorra-as novamente na peneira. Salgue a gosta e sirva. 

 

Ficou com água na boca?