Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Batata roxa com cebola, maçã e gorgonzola

Receita, fácil de reproduzir em casa, é ótima para acompanhar o frango assado ou um rosbife

por Patrícia Ferraz

Creme de gorgonzola e farofa de bacon dão o tom da receita.

Creme de gorgonzola e farofa de bacon dão o tom da receita. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

Vieram algumas batatas roxas na minha cesta de orgânicos. Enquanto pensava como prepará-las, bati o olho em uma cebola roxa e peguei duas maçãs, para manter o tom. Mas faltava uma liga, algo que se destacasse: tinha um pedaço de queijo gorgonzola na geladeira. Para completar, uma farofa de bacon. E foi assim que nasceu esse acompanhamento que faz ótimo par com frango assado ou um rosbife. Pode ser servido quente ou em temperatura ambiente.

Preparo

1Descasque as batatas e corte em gomos (ao meio, no sentido do comprimento, e cada pedaço em outros gomos). Cozinhe as batatas em uma panela com água e uma colher (sopa) de sal até que estejam macias, mas firmes (uns 15 minutos).
2Tire as batatas do fogo, escorra e ponha numa assadeira com azeite, sal e pimenta. Asse por aproximadamente 25 minutos, até ficarem levemente crocantes por fora
3Descasque a cebola e corte em fatias finas.
4Lave, seque e corte as maçãs em palitos finos.
5Derreta uma colher de manteiga em uma frigideira, refogue a cebola por dois ou três minutos, acrescente as maçãs, tempere com sal e cozinhe, mexendo, por uns dez minutos. Tire do fogo.
6Derreta a colher de manteiga restante em uma panelinha, ponha o creme de leite e o queijo em pedaços. Cozinhe mexendo até o queijo derreter e o creme engrossar. Tire do fogo e deixe esfriar.
7Asse o bacon no microondas, ou frite em uma frigideira. Deixe esfriar, bata num processador com a pimenta e a páprica para fazer uma farofa grossa.
8Ponha as batatas assadas em um prato de servir, espalhe as cebolas e as maçãs refogadas, regue com o molho e salpique a farofa de bacon. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?