Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

'Bife' de couve-flor (couve-flor grelhada)

Fatias grossas de couve-flor são temperadas, pinceladas com azeite e seladas na chapa antes de irem para o forno

por Redação Paladar

Nos últimos anos, a couve-flor conquistou status de celebridade. Está em todas. Das mais variadas maneiras. Aqui, aparece em um corte não muito usual. As fatias grossas são temperadas, pinceladas com azeite e seladas no fogo alto, antes de irem para o forno. 

A couve-flor também pode ser assada inteira, temperada apenas com azeite, sal e pimenta-do-reino, receita que já figura em diferentes restaurante daqui e lá fora. 

Preparo

1Corte duas fatias grossas, de cerca de 2 cm cada, da parte central da couve-flor. Lave as fatias e o restante da couve-flor em água corrente. Pincele as fatias com azeite dos dois lados e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. As partes que despedaçaram vão virar o purê. 
2Preaqueça o forno à 250ºC. 
3Aqueça duas colheres de azeite em uma panela de ferro ou grelha em fogo alto.
4Doure os bifes de couve-flor por 3 minutos de cada lado. Desligue e leve a panela ao forno por 5 minutos para terminar de cozinhar. 
5Sirva com o purê. 

 

Purê de couve-flor

1Em uma panela, coloque as aparas de couve-flor, o leite, complete com água e tempere com sal e pimenta à gosto. Cozinhe até amolecerem, retire do fogo, coe o líquido do cozimento e bata no liquidificador com uma xícara do líquido quente. 

 

Ficou com água na boca?