Paladar

Receitas

Receitas

Neide Rigo|Estadão
Neide Rigo|Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Biscoito de goiabada com pimenta-de-macaco

A pimenta-de-macaco confere sabor intrigante, de especiarias e pimenta, ao biscoito amanteigado

por Neide Rigo

A pimenta-de-macaco já foi muito usada no Brasil, tanto como condimento, quanto como medicamento. Foi, no entanto, substituída pela pimenta-do-reino, exótica. Saiba mais sobre condimento que existe em profusão no Brasil.

Mas é ótima para perfumar bolos de especiarias combinadas com outros condimentos como cardamomo, noz-moscada, cravo, canela, gengibre em pó, assim como tantas outras especiarias brasileiras, como cumaru e puxuri. E misturados com doce, como o recheio de goiabada do biscoito. Conferem sabor intrigante entre especiarias e pimenta.

Preparo

1Derreta a manteiga e espere esfriar. 
2Misture, numa tigela, a farinha, a semolina, o sal e o açúcar. Junte a manteiga derretida e misture com um garfo. Cubra e deixe repousar por 6 horas em temperatura ambiente.  
3Misture a água com a água de flor de laranjeira e as raspas de limão e despeje aos poucos sobre a massa.  
4Trabalhe com a ponta dos dedos apertando até que fique homogênea, sem sovar. Deixe repousar por 15 minutos, divida em 25 porções. 
5Empane cada quadradinho de goiabada na pimenta-de-macaco. 
6Abra cada porção de massa, recheie com a goiabada empanada na pimenta, feche e molde na forma. 
7Bata a forma na beirada da mesa ou da pia para desenformar. Se não tiver um molde, use uma xícara pequena, aberta e rasa e enfarinhe bem a massa, pois terá que desenformar na mão sem bater a xícara. Ou molde nas mãos e faça um desenho por cima com um garfo. 
8Coloque numa assadeira sem untar, leve ao forno médio pré-aquecido e deixe assar por 20 a 30 minutos ou até que fiquem firmes e ligeiramente dourados no fundo. Polvilhe açúcar de confeiteiro, espere esfriar e Nhac!

Ficou com água na boca?