Paladar

Receitas

Receitas

Biscoitos amanteigados com estampa de flores

Aproveite a chegada da estação para inventar moda com as flores comestíveis na cozinha

por Danielle Nagase

Enfim, chegou a primavera - e com ela, as ideias de receitas com a cara da temporada. Como se trata de uma estação nem lá, nem cá, não tão bem demarcada quanto o verão e o inverno, e como é o momento da natureza florescer, o que acaba reverberando são pratos e drinques feitos e decorados com as tais flores comestíveis.

Com canteiros tão floridos, porque não fazer florescer também nossa criatividade na cozinha? Para esta versão de biscoito amanteigado, usamos uma receita da confeiteira Lu Bonometti para a base.

Biscoitos amanteigados

Biscoitos amanteigados Foto: Danielle Nagase/Estadão

Preparo

1Bata a manteiga e o açúcar (se tiver uma batedeira planetária, use a raquete) até obter uma mistura clara e aerada.
2Adicione os ovos e continue a bater até estarem bem incorporados à massa, fofa.
3Junte o bicarbonato e a farinha e adicione à massa, batendo até incorporar. Se a massa estiver muito pesada para a sua batedeira, finalize na bancada, com uma espátula.
4Estenda um pedaço de filme plástico na bancada, coloque cerca de ¼ da massa sobre ele e cubra com outra camada de filme. Abra a massa com um rolo até atingir meio centímetro de espessura mais ou menos. Repita o procedimento com o restante da massa.
5Leve as massas abertas à geladeira e deixe descansarem por pelo menos 30 minutos.
6Preaqueça o forno a 180ºC. Retire da geladeira e corte os biscoitos usando um cortador próprio. Disponha os discos em assadeira forrada com papel manteiga.
7Decore o topo dos biscoitos com as flores. Dica: prefira usar flores inteiras, com estrutura mais fechada, como as minirosas. Pétalas delicadas e soltas tendem a enrugar no calor no forno.
8Deixe assar por 10 minutos ou até que fiquem dourados. Espere esfriar e sirva.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?