Paladar

Receitas

Receitas

Patricia Ferraz|Estadão
Patricia Ferraz|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Bisteca suína com Jerez, pera e maçã

Rápida de preparar, esta receita é uma boa pedida para quem quer variar os acompanhamentos da carne de porco

por Patricia Ferraz

Nada combina tanto com bistecas suínas como couve refogada e um bom tutu de feijão. Mas esta receita que está no livro Tudo e Mais um Pouco, de Mark Bittman, é ótima quando a ideia é variar. Bem rápida de preparar, tem um toque de sabor diferente por conta da combinação do Jerez, o vinho fortificado licoroso espanhol, com alho e manteiga. Para acompanhar, descasque e corte duas maçãs e duas peras (em cubinhos ou fatias não muito finas) e refogue em uma frigideira com duas colheres (sopa) de manteiga sem sal. Deixe as frutas amolecerem sem perder a textura (quatro minutos) e não ponha sal.

Preparo

1Tempere as bistecas (ou costeletas) com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
2Coloque a frigideira no fogo alto e deixe aquecer, sem gordura, por 2 ou 3 minutos. Ponha o azeite e, quando começar a soltar fumaça, ponha as bistecas suínas e grelhe dos dois lados – não deixe mais do que quatro minutos no total, para não endurecer.
3Tire as bistecas do fogo, ponha-as num prato, cubra tudo com papel alumínio e reserve enquanto prepara o molho.
4Ponha 1 colher (sopa) de azeite e o alho juntos na frigideira, refogue por no máximo 30 segundos (cuidado para não deixar o alho pegar cor, para não amargar). Acrescente o Jerez, o caldo de legumes e a manteiga. Mexa bem para que fique cremoso e deixe reduzir por um ou dois minutos.
5Devolva as bistecas à panela com o molho, deixe cozinhar por dois ou três minutos, espalhe a salsinha picada e tire do fogo. Sirva em seguida.
6Acompanhe com maçãs e peras cortadas em cubinhos (ou fatias, se preferir) e refogadas na manteiga até estarem macias, mas ainda firmes.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?