Paladar

Receitas

Receitas

Bolo chiffon de mexerica

A colunista Patrícia Ferraz compartilhou a receita desse bolo leve e fofinho, bom para comer no chá de tarde

por Redação Paladar

A fórmula básica do bolo chiffon, segundo a enciclopédia Oxford Companion to Food, consiste em misturar separadamente os ingredientes secos, os líquidos (óleo, gemas, água e o elemento de sabor), além de bater as claras em neve. Nessa versão do livro Comida Cheia de História, da colunista Patrícia Ferraz, é o suco de mexerica (que pode ser substituído pelo de laranja) que dá sabor a à massa desse bolo fofinho, leve e aerado. Confira a receita.

+ O bolo mais fofinho do mundo: truques para fazer o bolo chiffon perfeito

Suco de mexerica dá sabor à massa leve e fofinha do bolo chiffon.

Suco de mexerica dá sabor à massa leve e fofinha do bolo chiffon. Foto: Danielle Nagase/Estadão

Preparo

1Bata as gemas com 100g do açúcar até ficarem esbranquiçadas. Em seguida, vá colocando o óleo em fio sem parar de bater. Desligue a batedeira quando incorporar bem.
2Em outro recipiente, faça uma mistura seca (farinha, fermento e sal).
3Adicione o suco e as raspas da casca de mexerica à mistura da batedeira e mexa delicadamente com uma espátula. Em seguida, junte a mistura seca peneirada. Reserve.
4Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal. Deixe-as bem espumosas e acrescente o restante do açúcar aos poucos. Vá aumentando a velocidade da batedeira até as claras ficarem firmes e cremosas.
5Adicione um ⅓ desse suspiro à massa de mexerica e misture até obter uma massa lisa. Junte aos poucos o suspiro restante, misturando em movimentos suaves de baixo para cima.

 

 

Ficou com água na boca?