Receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate
Esta receita é simples e certeira, feita no liquidificador. O bolo fica fofinho e úmido. A calda, firme e com sabor intenso. Aprenda como fazer
por Patrícia Ferraz
Não fui eu que fiz esse bolo de cenoura super apetitoso. Foi a Renata Mesquita, repórter, que é a grande boleira da equipe do Paladar. Essa receita é imbatível e fazia tempo que queria publicá-la.
Bolo de cenoura com calda de chocolate. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Americanos e ingleses fazem bolos de cenoura, mas eles são completamente diferentes dos nossos - a história da receita, aliás, é bem antiga, Alain Davidson registra em seu The Oxford Companion to Food que a cenoura era usada para adoçar bolos na Europa já na Idade Média. Durante a Segunda Guerra, o governo britânico distribuía receitas de bolos de cenoura, para contornar a escassez de açúcar, caro e raro. Os atuais, nos Estados Unidos e na Grã Bretanha, levam especiarias na massa e uma cobertura de cream cheese.
Por aqui, há algumas variações, mas a cobertura de chocolate é praticamente obrigatória, de brigadeiro ou simplesmente uma calda, como a dessa versão.
Confira a seguir a receita para fazer um bolo fofinho, úmido e cheio de sabor. A melhor parte? Só precisa de um liquidificador.
Se quiser que o chocolate entre mais no bolo, faça furinhos com um garfo na massa antes de despejar a calda. Foto: JF Diório/Estadão
Preparo
Massa:
1Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma forma retangular de 30 cm com manteiga e farinha.
2Peneire, em uma tigela grande, a farinha de trigo, o sal e o fermento e misture.
3Descasque e corte as cenouras em rodelas e coloque no liquidificador. Adicione o óleo, os ovos e o açúcar. Bata até formar uma mistura homogênea.
4Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos e mexa bem com um fouet (batedor de arame) até que a massa fique homogênea e lisa, prestando atenção para não sobrarem grumos de farinha.
5Transfira a massa para a forma untada e leve ao forno para assar por aproximadamente 45 minutos. Para saber se está pronto, faça o teste do palito: espete o centro do bolo com um palito de dente, se ele sair limpo o bolo está pronto. Caso contrário, deixe-o por mais alguns minutos até assar completamente. Retire do forno e deixe na própria assadeira.
Calda:
Comece a preparar a calda um pouco antes do bolo sair do forno.
1Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Quando começar a borbulhar, deixe cozinhar por mais 7-10 minutos, sempre mexendo, até começar a soltar do fundo da panela.
2Desligue o fogo e despeje a calda sobre o bolo, que ainda deve estar quente. Espalhe com ajuda de uma espátula e deixe esfriar até a calda endureça completamente. Se quiser que ela molhe o interior do bolo, antes de despejar a calda, faça alguns furinhos na massa com ajuda de um palito ou garfo.
3Deixe a calda esfriar e endurecer completamente. Em seguida, corte o bolo em quadradinhos ainda dentro da forma. Se quiser servir inteiro, espere o bolo esfriar, desenforme e só depois despeje a calda ainda quente.
12 dicas para o seu bolo sempre dar certo
1 de 12
Foto: Andrew Scrivani/NYT
1. Não aumente ou diminua a quantidade de ingredientes
Confeitaria é uma ciência exata. Por isso, ainda que você vá fazer uma receita básica de bolo, mexer nas quantidades não é recomendado. É importante respeitar as proporções indicadas e usar uma balança bem calibrada para pesar os ingredientes secos e um copo-medidor confiável para os líquidos.
Foto: Filipe Araújo/Estadão
2. Respeite a ordem da receita
Nunca é demais repetir: um bolo é o resultado de uma série de reações químicas que precisam de ordem para funcionar bem. Siga o passo a passo da receita à risca: a ordem dos processos ditará a textura (e o sucesso) do bolo.
Foto: Alex Silva/Estadão
3. Não bata demais a massa
Bata a massa apenas até todos os ingredientes estarem incorporados. No caso dos bolos de técnica espumosa (como o pão de ló), misturar muito a massa faz com que as claras percam a aeração e, com isso, a capacidade de crescer. Resultado: o bolo fica baixo e murcho. Já para os bolos cremosos, mexer demais a massa ajuda a desenvolver mais glúten do que o necessário, o que a deixará com textura elástica. A massa também vai encolher no forno.
Foto: Alex Silva/Estadão
4. Use ingredientes em temperatura ambiente
Manteiga, ovos, leite, água… A menos que a receita explicitamente peça o contrário. Em temperatura ambiente as claras crescem mais firmes e estruturadas e a manteiga adquire textura cremosa, o que facilita sua incorporação aos outros ingredientes e deixa a massa aveludada. Deve-se tirar os ovos e a manteiga da geladeira 30 minutos antes de começar a preparar o bolo.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
5. Não deixe cair gemas nas claras que serão batidas em ponto de neve
Recipiente totalmente limpo e nada de claras: são esses os truques para a clara em neve perfeita. Se for bater à mão, use um batedor de arame e faça movimentos de baixo para cima, até que se formem picos nevados.
Foto: Andrew Scrivani/NYT
6. Use farinha para frutas e pedaços de chocolate não irem parar no fundo da fôrma
Passar frutas, pedaços de chocolate e outros ingredientes extras levemente na farinha de trigo ajuda a deixá-los suspensos na massa, mais bem distribuídos no bolo. Mas, ainda assim, eles só não tocarão o fundo da fôrma se a massa for espessa e levar uma boa quantidade de gordura. Se você colocar muitas frutas em um bolo de estrutura leve, como o pão de ló, elas vão parar direto no fundo da fôrma.
Foto: Alex Silva/Estadão
7. Não encha a fôrma até a boca
O ideal é sempre que a massa do bolo ocupe 2/3 do tamanho da fôrma. Muito menos do que isso, o calor não circula de forma apropriada. Muito mais, risco de a massa vazar e causar um acidente no forno.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
8. Preaqueça o forno
Forno frio significa bolo murcho. É importante preaquecer o forno para ativar o fermento e manter a aeração da massa. A farinha precisa do calor para reagir com os outros ingredientes e aprisionar o ar, dando leveza à massa. O tempo varia muito de acordo com a potência do fogão: se o forno for potente, 5 a 10 minutos bastam.
Foto: Alex Silva/Estadão
9. Coloque a fôrma na grelha do meio
A grelha do meio é a melhor posição do forno, porque no centro do forno a distribuição de calor é mais uniforme. A fôrma do bolo também precisa ficar no centro do forno, para que o calor seja distribuído uniformemente, evitando que alguma das laterais asse mais do que a outra.
Foto: Andrew Scrivani/NYT
10. Não tire a massa do forno antes do tempo
Um bolo desmorona quando é retirado do forno antes de estar totalmente assado. Isso acontece porque as tramas da massa precisam de um tempo certo de cocção até ficarem estabilizadas. Ao ser tirado do forno antes do tempo,a massa entra em contato com o ar frio e a mudança brusca de temperatura faz com que o gás das bolhas de ar diminua. Com isso, a pressão interna é reduzida e o bolo despenca.
Foto: Roberto Seba/Estadão
11. Faça o teste do palito apenas na hora certa
Depois de 25 ou 30 minutos de forno, quando o bolo estiver começando a ficar com a crosta dourada. Furar a casquinha que se forma quando a massa está crescendo faz com que todo o ar preso na massa saia e o bolo abaixe. Fure o centro do bolo, pois a massa assa mais rapidamente nas bordas. O palito sairá limpinho se o bolo estiver assado. Se a massa grudar, não está pronto ainda.
Foto: Alex Silva/Estadão
12. Espere o bolo esfriar antes de desenformar
O apressado come cru e corre o risco de despedaçar um lindo bolo.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.