Paladar

Receitas

Receitas

Reprodução
Reprodução

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Bolo de chocolate da Nigella Lawson

Aprenda a fazer o bolo da foodie inglesa

por Patrícia Ferraz

Esqueça as caras e bocas que a Nigella Lawson faz enquanto cozinha, com grandes decotes e ar sensual, já pronta para receber as visitas. E dê uma chance a este bolo de chocolate dela: é um escândalo – no melhor sentido. Macio, com a textura esponjosa, sabor de chocolate intensificado pelo açúcar mascavo, este bolo tem um pouco de pudim e um pouco de brownie.

A foodie inglesa garante que ele fica melhor no dia seguinte, mantendo o interior bem úmido e pegajoso, que o torna especial. Fiz este bolo duas vezes pela receita que está no livro Genius Recipes, recém-lançado nos Estados Unidos, e o fato é que ele perfuma de tal forma o ambiente que fica impossível guardar para o dia seguinte. Só é preciso cuidado para não queimar a superfície – fique atento, o bolo tem de ficar molhadinho mesmo no centro.

Preparo

1Prequeça o forno e ponha no fundo do forno uma folha de alumínio, caso caiam algumas gotas de massa para fora da forma. Unte uma forma retangular de pão (bolo inglês) e forre com papel manteiga.
2Bata a manteiga e o açúcar na batedeira, adicione os ovos batidos e a baunilha e bata apenas para misturar.
3Derreta o chocolate, em banho-maria, espere amornar e adicione à mistura de manteiga delicadamente (você não quer adicionar ar na massa, apenas uma massa homogênea).
4Ponha a água para ferver numa panela.
5Misture a farinha e o bicarbonato em uma vasilha e em seguida adicione delicadamente à massa de manteiga, uma colherada de cada vez, mexendo de baixo para cima para deixar a mistura homogênea. Alterne uma colher de farinha e uma colher de água quente.
6Despeje a massa na forma forrada com papel manteiga. Chacoalhe para nivelar. Deixe pelo menos 2,5 cm da forma livres pois o bolo cresce muito. Se sobrar massa, unte forminhas e muffin e despeje a massa restante.
7Asse o bolo por meia hora, em forno médio. Verifique o ponto e asse mais dez ou quinze minutos. O bolo deve estar com a superfície firme, mas o interior macio, ainda esponjoso.
8Tire do forno e ponha a forma numa grade ou na grade do fogão para esfriar, com ar circulando em volta da forma.
9Desenforme quando o bolo estiver completamente frio. Segundo a Nigella, é melhor ainda tirar da forma no dia seguinte.

 

Ficou com água na boca?