Paladar

Receitas

Receitas

Bolo de chocolate rapidinho

Adaptável ao status da despensa, a receita da chef Heloísa Bacellar permite trocar a manteiga por óleo e o leite por água

por Redação Paladar

Quer fazer um bolo gostoso de chocolate, mas não tem manteiga nem leite na geladeira? Calma, tendo óleo e água, dá para seguir adiante com o plano.

Bolo de chocolate rapidinho, da chef Heloísa Bacellar.

Bolo de chocolate rapidinho, da chef Heloísa Bacellar. Foto: Ana Bacellar

Nessa receita da chef Heloísa Bacellar, do Lá da Venda, dá para substituir a manteiga por óleo e o leite por água. “Os resultados serão diferentes, mas igualmente deliciosos. E isso é o que importa”, pondera.

Enquanto a manteiga incrementa ainda mais o sabor e deixa o bolo fofinho, com uma casquinha brilhante e gostosa, o óleo garante a massa úmida por mais tempo. Já a versão com água fica bem mais leve, escura e “chocolatuda”. Confira a seguir.

Preparo

1Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma grande pra pudim ou uma assadeira também grande.
2Misture o chocolate, o açúcar, a farinha, o fermento e o bicarbonato numa tigela grande. Junte a manteiga, os ovos, o leite e mexa até conseguir uma massa homogênea.
3Coloque a massa na fôrma e asse por uns 40min, até crescer, firmar e soltar das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
4Deixe esfriar, desenforme e, se for o caso, regue com a cobertura. Deixe firmar antes de servir.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?