Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Bolo de cupuaçu

Aprenda a fazer esse bolo tradicional da região Norte com a receita de Heloísa Bacellar

por Redação Paladar

Herança da culinária indígena, o cupuaçu, esse parente do cacau, originário da Amazônia, é o ingrediente principal deste bolo fofinho, mas firme. A polpa do fruto vai na mesma proporção de farinha, é usada como massa, já que o trigo era escasso na região Norte no passado. Por fim, compota de cupuaçu como cobertura.

Fubá, arroz, mandioca: conheça bolos que são sinônimo de tradição

Preparo

1Aqueça o forno a 180°C (médio-alto), unte muito bem com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média de buraco no meio (o bolo gruda um pouco).
2Bata no liquidificador a polpa de cupuaçu, o leite, os ovos, o óleo e o açúcar até obter um creme liso. Passe para uma tigela, junte a farinha de trigo e o fermento e misture até obter uma massa homogênea. 
3Despeje a massa na fôrma e asse por uns 40 minutos, até o bolo crescer, firmar e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Retire do forno e deixe amornar por uns 10 minutos e desenforme.
4Prepare a calda enquanto o bolo assa. Coloque a polpa de cupuaçu e o açúcar numa panelinha e aqueça. Mexa até dissolver, depois pare de mexer direto, passando a mexer de 1 em 1 minuto, cozinhe por uns 15 minutos, até conseguir uma geleia dourada.  
5Espalhe a geleia sobre o bolo e sirva. 

 

Ficou com água na boca?