Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz|Estadão
Tiago Queiroz|Estadão

Bolo de fubá

Aprenda a fazer esse bolo tradicional da região Sudeste com a receita de Heloísa Bacellar

por Redação Paladar

Esse é um dos bolos mais antigos da história brasileira. Fubá é a palavra que os africanos chamam a farinha de milho seco e moído e que foi acrescentada no vocabulário do brasileiro, como explica Caloca Fernandes em seu Viagem Gastronômica pelo Brasil (editora Senac). O milho foi espalhado pelos tropeiros, no século 18, durante o Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, e a colheita coincide com as festas juninas, daí a ligação do milho com as quermesses.

Bolo de fubá é coisa simples, com pequenas variações que levam erva-doce, goiabada e até queijo cremoso. Aprenda essa receita especial de Heloísa Bacellar que aprendeu a fazer esse quitite com sua vó. 

1Coloque o fubá, o leite, o açúcar, o óleo, a manteiga, o sal e a erva-doce numa panela média. Aqueça e, sempre mexendo com uma espátula, deixe no fogo por uns 10 minutos, até a massa ferver e engrossar e o fundo da panela aparecer. Retire do fogo e deixe amornar por uns 10 minutos.
2Aqueça o forno a 200ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com fubá 1 fôrma para grande para pudim ou 1 uma assadeira grande.
3Bata as claras em neve até conseguir picos firmes, reserve. 
4Junte as gemas e o fermento à massa morna de fubá e misture até ficar homogênea. Em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore as claras em neve. 
5Despeje a massa na fôrma e asse o bolo por uns 40 minutos, até que esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Deixe esfriar e desenforme sobre um prato raso. Se quiser, polvilhe o bolo com um pouquinho de açúcar.

 

Ficou com água na boca?