Receitas

Receitas

Andrew Scrivani|The New York Times
Andrew Scrivani|The New York Times

Bolo de limão com calda

O bolo, no equilíbrio certo entre doçura e acidez, fica fofo e bem úmido

por Melissa Clark

Receita de Jane Beedle, participante do reality show The Great British Bake Off, executada por Melissa Clark, repórter do New York Times.

+ Reality show muda a maneira que os britânicos encaram a confeitaria

+ Pão de ló Vitória

Preparo

1Preaqueça o forno a 160°C e coloque a grade no meio. Unte uma forma de 23 x 30 cm e forre com papel manteiga deixando mais ou menos 5 cm a mais nas bordas.
2Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento, o sal e a casca do limão.
3Na batedeira, bata a manteiga e metade do açúcar até obter uma mistura clara e fofa (3 min). Adicione os ovos, um a um, até incorporá-los. Acrescente o leite, raspando os lados da tigela se necessário (a massa vai adquirir uma aparência talhada, mas não tem problema).
4Despeje os ingredientes secos, misture delicadamente e coloque na assadeira, alisando a massa.
5Asse até ficar dourado e macio ou até que um palito inserido no meio saia limpo (35-40 min). Deixe esfriar por cerca de dez minutos para então usar as abas de papel para desenformar o bolo. transfira para uma grade disposta sobre outra assadeira e retire o papel com cuidado.
6Enquanto o bolo assa, misture em uma tigela pequena o restante do açúcar e suco de limão suficiente para formar uma pasta mole, quase líquida.
7Enquanto o bolo ainda estiver morno, cubra com essa calda por igual. (O bolo não pode estar muito quente, do contrário a cobertura derrete – e nem muito fria que impeça que seja absorvida pela massa, deixando uma casca durinha na superfície.) Deixe esfriar e corte em quadrados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Mais lidas