Receitas

Receitas

Reprodução
Reprodução

Bolo de rolo não é rocambole: veja como fazer a receita pernambucana

Confira a receita original e as diferença para o rocambole

por Redação Paladar

Clássico do receituário tradicional pernambucano, patrimônio imaterial do estado, o bolo de rolo não é rocambole. A aparência até pode ser parecida, mas confeiteiros e autores gastronômicos sustentam que bolo de rolo nada tem a ver com o rocambole ou sua família. Para isso, invocam as diferenças características das receitas de ambos. 

Durante sua elaboração, a massa pernambucana incorpora pouco ar. Primeiro se faz um creme com a manteiga e o açúcar; depois, acrescentam-se os ovos, aos poucos. Já o rocambole é feito de ovos batidos com açúcar, numa operação que quadruplica seu volume. Portanto, incorpora bastante ar. A massa do bolo de rolo fica mais densa e pesada. A do rocambole, quase um pão-de-ló enrolado, apresenta-se leve, quebradiça e aerada. A do bolo de rolo recebe 25% de manteiga.  Na do rocambole, esse ingrediente se limita a cerca de 10% ou, às vezes, a nada. Por isso, a massa do bolo de rolo se torna rica e pesada, além de mais úmida.

 Bolo de rolo pernambucano 

 Bolo de rolo pernambucano  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Ambas devem ser trabalhadas quentes, pois endurecem ao esfriar e, para completar, quebram. Tradicionalmente, são necessárias quatro lâminas de massa para formar o bolo de rolo. No rocambole, basta uma.

A massa deve ficar delicada e fina, para ser enrolada e o bolo adquirir seu característico formato cilíndrico. Cada um se compõe de quatro camadas. O recheio favorito dos pernambucanos sempre foi o creme de goiaba. Veja abaixo como fazer. 

Preparo

1Bata bem o açúcar e a manteiga.
2Junte as gemas, uma a uma; depois, as claras em neve.
3Acrescente a farinha de trigo peneirada e misture delicadamente.
4Divida a massa em 7 assadeiras rasas, untadas com manteiga e farinha de trigo. Em forno preaquecido, asse uma de cada vez, por pouco tempo – só até firmar a massa e começar levemente a dourar. Desenforme em toalha polvilhada com açúcar.
5Recheie com a goiabada derretida e enrole rapidamente, ajuda da toalha. Repita o mesmo processo até a última camada.
6Coloque no prato de servir e polvilhe açúcar.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?