Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Brownie facílimo

Molhadinho e cremoso, este brownie não tem segredos

por Patrícia Ferraz

Este brownie não poderia ser mais fácil de fazer – nem mais gostoso. Foi a primeira receita que testei do Food52 Genius Desserts (sem edição em português), uma reunião de receitas doces com toques geniais. É o mais recente lançamento dessa turma que tem um site e vários livros ótimos publicados nos Estados Unidos, muitos a partir de receitas dos próprios leitores.

A “genialidade”, no caso, está em usar cacau em pó em vez de chocolate. As nozes eram opcionais e preferi deixar de fora. Além disso, esta receita tem uma diferença em relação à original: a espessura. Dá para ver pela foto que o meu brownie ficou fininho, isso começou com um erro: calculei mal a assadeira na primeira vez que testei a receita e acabei despejando a mistura numa assadeira grande demais. Ficou fininho. Só que bem macio, quase puxa-puxa. Se eu fosse você, repetiria o erro...

Preparo

1Ponha a manteiga, o cacau em pó e o açúcar numa vasilha de vidro ou alumínio e leve ao fogo em banho-maria, mexendo com uma colher de pau de vez em quando, até estar quente demais para colocar o dedo.
2Tire do fogo e deixe esfriar um pouco (até amornar).
3Misture os ovos, um de cada vez, mexendo vigorosamente.
4Ponha a baunilha, misture.
5Adicione a farinha de trigo e mexa vigorosamente, pelo menos 40 vezes, levando a colher de baixo para cima (a textura vai fazer valer cada mexida).
6Forre uma assadeira com papel manteiga com sobra de 1 ou 2 centímetros nas bordas para facilitar na hora de desenformar. Despeje a massa na fôrma.
7Leve ao forno preaquecido a 160°C e asse por aproximadamente 25 minutos ou até que possa enfiar um palito e tirá-lo limpinho da massa.
8Deixe esfriar na assadeira, de preferência sobre uma grelha, para que o ar circule por baixo da assadeira também. 
9Corte o brownie em quadrados ou retângulos – para obter fatias perfeitas, deixe-o na geladeira por uma hora antes de cortá-lo.

 

Ficou com água na boca?