Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Camarão à la king George

Esta é uma receita sofisticada, das antigas, leva creme de leite, cogumelos e é flambada no uísque. O preparo é muito rápido

por Patrícia Ferraz

Os molhos à la king levam creme de leite e cogumelos. Os camarões à la king George levam ambos além de serem flambados no uísque.

Rei George VI era o pai da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, mas não encontrei vestígios de que este camarão tenha sido flambado no uísque em sua homenagem – a menos que fosse uma provocação, pois ele combateu fortemente o alcoolismo que tinha virado epidemia no país e chegou a proibir bebida alcoólica nas dependências da realeza até o fim da Primeira Guerra.

Esta é uma receita das antigas, sofisticada e que vai bem com clima de outono. O preparo é muito rápido e nos anos 1980 costumava ser feito pelo maître à mesa em réchauds em alguns restaurantes de São Paulo. Esqueça o réchaud, mas experimente esse prato.

Preparo

1Pique a cebola em cubos bem pequenos.
2Corte os cogumelos em lâminas finas
3Aqueça duas colheres da manteiga em uma frigideira grande e refogue os camarões por um ou dois minutos (se precisar, divida os camarões e faça isso em duas levas). 
4Despeje o uísque sobre os camarões e flambe: com muito cuidado, muito mesmo, incline um pouquinho a panela para deixar entrar a chama, tire a frigideira do fogo, espere o álcool queimar e a chama apagar.
5Tire os camarões da frigideira e reserve. Use a mesma frigideira, sem lavar, para preparar o molho: aqueça a manteiga restante (2 colheres), refogue a cebola picada até murchar, junte os cogumelos fatiados e refogue por dois minutos mais ou menos. 
6Adicione o creme de leite, o molho inglês, mexa bem, prove e se preciso ajuste o tempero. Cozinhe até aquecer bem o molho.
7Junte os camarões ao molho, mexa para misturar bem e sirva em seguida.

 

Ficou com água na boca?