Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Cannoli de parmesão

Aprenda a fazer essa entrada italiana muito saborosa

por Patrícia Ferraz

Este receita é uma brincadeira com o cannolo, o doce mais popular da Sicília, que por muito tempo era encontrado só no carnaval, mas hoje é feito o ano inteiro (e em quase o mundo todo!). O cannolo de parmesão serve como aperitivo ou entrada. É um cilindro crocante recheado com ricota. Mas as semelhanças com o original terminam aí. Os cannoli sicilianos são recheados com ricota adocicada, laranja cristalizada e pulverizados com chocolate. A casquinha deste aqui é uma telha de parmesão e o recheio é salgado. E é bem mais fácil de fazer.

Preparo

1Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Espalhe um pouco de queijo ralado. Quando aquecer, vá empurrando com a espátula para formar um disco.
2Vire e deixe alguns segundos para dourar. Tire do fogo.
3Enrole imediatamente num cilindro de inox. Deixe esfriar.
4Repita até usar todo o queijo. Deixe os cannoli esfriarem.
5Faça uma pasta misturando a ricota, a cebolinha e o azeite. Tempere com sal e pimenta.
6Ponha a ricota num saco de confeitar com bico largo (se não tiver, corte o canto de um saco plástico).
7Com bastante cuidado para não quebrar, tire os cilindros dos cannoli. Recheie com a ricota pouco antes de servir. Se rechear muito antes, eles amolecem.

 

Para beber

Vinho: “Elegi um branco de um tradicional produtor siciliano, Donnafugata – quer dizer mulher em fuga, referência à fuga da rainha Maria Carolina para Nápoles no início do século 19, com a chegada das tropas de Napoleão. O Anthilia 2012 (R$ 98, na World Wine) é produzido a partir das nativas Catarrato e Ansonica (Inzolia). Tem acidez marcante e aromas cítricos. É fresco e mineral”, indica Daniela Bravin.

Cerveja: “Para abraçar o parmesão, os aromas tostados da Brooklyn Dry Irish Stout, uma versão bem-cuidada de dry stout, vão bem. É uma cerveja leve – tem 4,7% de álcool e corpo baixo – que não esmaga a delicadeza do cannolo”, recomenda Heloisa Lupinacci.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?