Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau|Estadão
Felipe Rau|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Macarrão com azeite, azeitonas e presunto cru

O nome oficial dessa massa perfeita para o verão é Capelini à Le Procope, receita da brasserie Le Procope, em Paris

por Patrícia Ferraz

Não consigo imaginar um prato de massa que combine melhor com o calor que esta receita famosa da brasserie Le Procope, uma das mais antigas de Paris. Não há molho, só uma levíssima mistura de azeite, sumo e raspas de limão-siciliano e tomilho. Depois de misturar a massa recém-escorrida com esse azeite temperado, é só salpicar as fatias de azeitona e de presunto cru e mais tomilho. Fácil, rápida e deliciosa. A receita está no livro Cozinha de Bistrô, de Patricia Wells (Ediouro), eu só dobrei a quantidade de tomilho.

Preparo

1Cozinhe a massa em bastante água com sal.
2Misture o limão e o sal numa vasilha pequena, mexendo; adicione o azeite aos poucos, mexendo. Salpique metade das folhas de tomilho e parte das raspas de casca de limão.

Sommelière Recomenda

Para aplacar o calor e acompanhar a massa, a sommelière Daniela Bravin sugere a cerveja belga Tripel Karmeliet (R$ 18,90, no cervejastore.com.br). “É rica, balanceada e refrescante, com notas florais e cítricas, de final longo e agradável, levemente amarga, que não vai brigar com o sal do presunto e das azeitonas”, diz.

Ficou com água na boca?