Paladar

Receitas

Receitas

Carne de panela com pinhão

Receita simples e acolhedora da chef Helô Bacellar

por Redação Paladar

Carne de panela com pinhão

Carne de panela com pinhão Foto: Ana Bacellar

A carne de panela com pinhão da chef Heloisa Bacellar fica deliciosa e é perfeita para um dia mais frio. Vai muito bem servida sozinha, acompanhada de arroz branco e farofa, ou mesmo com uma polenta cremosa.  Antes de começar, não perca as dicas da chef para escolher, preparar e guardar o pinhão

Preparo

1Numa panela grande comum, ou na panela de pressão, doure o bacon na própria gordura. Descarte metade da gordura (guarde para outra preparação, como uma farofa), acrescente a carne, doure de todos os lados e passe para uma tigela. Regue o fundo da mesma panela com um fio de óleo, junte a cebola, espere murchar, misture o alho e deixe perfumar. Misture o açúcar, deixe começar a caramelizar, acrescente e acrescente a cachaça e mexa para soltar o que estiver colado no fundo da panela.
2Junte o tomate, a carne com os sucos que estiverem na tigela, o louro, cubra com a água e acrescente umas 2 colheres (chá) de sal. Diminua o fogo quando ferver e cozinhe por mais ou menos 2 horas, até que a carne esteja macia (espete com um garfo pra testar e, se perceber que o caldo começa a secar, junte água de meia em meia xícara) ou, por mais ou menos 1 hora e 15 minutos se for na panela de pressão. Junte o pinhão e deixe no fogo por mais uns 30 minutos, até que tudo esteja macio.
3Ajuste o sal e a pimenta, misture as ervas, passe pra uma travessa funda e sirva com arroz, farofa ou com polenta cremosa.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?