Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Carré de lombo com chutney rápido de ameixa

A ideia é usar a carne de porco bem temperada, bem assada e servida com um chutney rápido de fruta

por Patrícia Ferraz

Carré de lombo com chutney rápido de ameixa

Carré de lombo com chutney rápido de ameixa Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O que vale aqui é a ideia: carne de porco bem temperada, bem assada e servida com um chutney rápido de fruta. Dessa vez, usei carré suíno e ameixas azedas, mas você pode usar bisteca, filé suíno ou lombo e fazer o chutney com maçã verde, manga, abacaxi ou até caqui. O ideal é deixar a carne na marinada durante a noite, na geladeira. Prepare o chutney enquanto a carne estiver no forno e sirva morno.

Preparo

1Esfregue o sal pela superfície da carne. Reserve.
2Bata o abacaxi no liquidificador com o vinho.
3Ponha a carne com o abacaxi batido em uma tigela grande com tampa, acrescente 2 dentes de alho inteiros, descascados, o alecrim, o zimbro e a pimenta do reino. Tampe e deixe na geladeira por 4 horas, no mínimo, ou até 24 horas. Vire a carne pelo menos uma vez
4Ponha as cebolas e as ameixas em uma panela funda com o zimbro, os dentes de alho inteiros, a pimenta fresca fatiada, a pimenta do reino em grãos, o açúcar e uma boa pitada de sal. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. 
5Acrescente o vinagre, mexa, deixe cozinhar por mais um ou dois minutos. Prove, ajuste os temperos, se necessário. Tire do fogo, descarte o alho, o zimbro e a pimenta em grãos.
6Tire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente por meia hora aproximadamente. Transfira para uma assadeira, com a marinada. Cubra com papel alumínio.
7Asse a carne coberta em forno preaquecido por 40 minutos aproximadamente, retire o papel e continue assando até dourar a superfície. Vá regando com a marinada. Se precisar, despeje 3 ou 4 colheres (sopa) de água quente na assadeira e repita, até a carne chegar ao ponto. 
8Aqueça o chutney
9Tire a carne do forno e da assadeira e reserve quente. Despeje 1 colher de vinho e 1 colher de água na assadeira, ponha na boca do fogo, mexendo com uma colher de pau para desgrudar a crostinha da assadeira e fazer um molho. 
10Despeje o molho do assado sobre a carne e sirva com o chutney morno.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Receitas mais vistas

Mais em receitas

Ficou com água na boca?