Paladar

Receitas

Receita

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Churrasco vegetal: dicas de preparos para a grelha

Vegetais assados podem ser a atração principal do seu churrasco; veja como fazer

29 de setembro de 2018 | 18:05 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Churrasco vegetal é a cara dos tempos atuais  – a grelha transforma texturas e suaviza o sabor, extraindo açúcares naturais, que emprestam um toque adocicado. Vegetais assados fazem a refeição completa, mas podem também combinar com as carnes grelhadas, dando leveza ao churrasco.

Abaixo, confira três dicas do que levar para a grelha e, clicando aqui, veja mais 101 receitas para serem feitas na brasa - há dicas de como preparar cenoura, tofu, beterraba, aspargos, tomates, milho, abobrinha, rabanete, pimentão, berinjela e até frutas. 

+ Churrasco vai além da picanha e ganha cortes para uma grelha diferente

 

ENDÍVIAS CARAMELIZADAS

Esta receita é agridoce e um pouco defumada. O açúcar caramelizado dá aspecto sensacional, e o vinagre empresta um toque ácido delicado. O preparo é simples: aqueça bem uma chapa em fogo moderado. Enquanto isso, coloque 1/2 xícara de vinagre de vinho tinto em um recipiente. Corte quatro endívias ao meio em sentido longitudinal e mergulhe-as no vinagre (vire para que fiquem umedecidas por igual). Reserve o vinagre. Polvilhe 1/3 de xícara de açúcar sobre a chapa quente e, quando o açúcar começar a derreter, disponha as metades das endívias com o lado cortado para baixo: não mexa!!! Deixe por 3 minutos. O açúcar vai borbulhar e caramelizar. Aí sim você pode virar as endívias e deixar cozinhar por mais 3 minutos – se começar a secar o açúcar, verta um pouco do vinagre reservado na chapa. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

MINILEGUMES

Esqueça a cebola embrulhada no papel alumínio e ponha os legumes variados direto na grelha. A brincadeira é usar apenas minilegumes – alcachofra, cenoura, tomate, pimentão, abobrinha e berinjela. Ficam prontos em poucos minutos e ganham um incrível sabor tostado. Depois de prontos, acomode todos eles numa tábua bonita e tempere com sal, azeite e um pouco de pimenta-do-reino moída na hora. Pesto também vai bem.

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

COGUMELOS 

Conhecidos como a carne dos vegetarianos, os cogumelos ficam melhor na brasa do que qualquer outro legume. Para dar ainda mais graça procure combinar diferentes tipos. Nesta receita usamos portobelo, paris, shiitake e eringui, todos frescos e inteiros. O preparo é simples: coloque todos numa vasilha e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Misture bem para pegar o tempero. Coloque-os direto na grelha ou na chapa quente por alguns minutos até pegarem cor. 

 

  Foto: Codo Meletti|Estadão

 

/ Produção: Michele Moulatlet. Colaboraram Ana Paula Boni, Patrícia Ferraz e Renata Mesquita