Paladar

Receitas

Receitas

Cinnamon roll com glacê

Aprenda a fazer o famoso pãozinho enrolado com açúcar e canela

por Redação Paladar

Apesar de a maioria das receitas de cinnamon roll indicar espalhar manteiga amolecida na superfície da massa e, em seguida, polvilhar açúcar e canela, encontramos uma versão que pareceu mais interessante: fazer uma pasta com os três ingredientes e, só então, besuntar o futuro roll. O truque, além de prático, garante uniformidade ao recheio.

Para a cobertura, em vez da clássica de cream cheese, optamos por usar um glacê feito com açúcar de confeiteiro, leite e manteiga. Assim que esfria, a calda forma uma crostinha.

Receita clássica é recheada com pasta de manteiga, açúcar e canela.

Receita clássica é recheada com pasta de manteiga, açúcar e canela. Foto: Renata Mesquita/Estadão

 

Preparo

1Coloque em uma tigela o açúcar mascavo, a canela em pó e a manteiga amolecida. Misture bem e reserve fora da geladeira até a hora de rechear a massa.
2Coloque em uma tigela o leite morno, o açúcar e a manteiga derretida. Mexa com ajuda de um batedor de arame para o açúcar dissolver. O líquido deve estar morno, não quente – teste com o dedo.
3Adicione o fermento e mexa apenas para misturar. Deixe a massa descansar por 10 minutos em um local quente, até o fermento começar a borbulhar.
4Adicione metade da farinha e mexa com uma espátula até formar uma massa homogênea.
5Cubra com um filme plástico e deixe descansar por uma hora, até a massa dobrar de tamanho.
6Unte com manteiga uma forma redonda. Reserve.
7Remova o filme plástico, e adicione o restante da farinha e o sal. Misture bem.
8Polvilhe com farinha uma superfície limpa e despeje a massa. Sove por mais ou menos 10 minutos, até formar uma superfície lisa e elástica. Deixe descansar por 5 minutos.
9Abra a massa, primeiro com ajuda das mãos, em seguida de um rolo, no formato de um retângulo, com 1 cm de espessura.
10Distribua o recheio, com ajuda de uma espátula ou pão duro, pela massa de forma uniforme.
11Enrole a massa na forma de um rolinho bem apertado.
12Com um pedaço de fio dental ou faca, corte rolinhos de mais ou menos 8 cm de espessura e coloque na assadeira untada, deixando eles próximos mas com espaço para crescer entre eles.
13Cubra com um pano e deixe descansar para crescer uma última vez antes de ir ao forno, mais ou menos 30 a 40 minutos. Até dobrarem de tamanho. (se quiser congelar, cubra com papel filme e leve direto ao congelador).
14Aqueça o forno a 180 graus. Asse os rolinhos por 25 a 30 minutos, até ganharem cor. Retire do forno e deixe amornar por 15 minutos antes de colocar a calda.
15Coloque em uma panela todos os ingredientes da calda. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando a manteiga derreter, misture por mais 1 minuto.
16Regue, logo em seguida, o glacê sobre os rolinhos ainda na forma. 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?