Paladar

Receitas

Receita

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Arroz de festa: 17 receitas para colocar no centro da ceia de Natal

Coloque o arroz branco para escanteio e invista em versões incrementadas com carnes, legumes e cogumelos

09 de dezembro de 2019 | 17:55 por Carla Peralva, O Estado de S.Paulo

Pense no arroz como uma tela em branco, que pode ser pintada com diferentes sabores e texturas. Bacalhau, lentilha, pernil, frango, camarão, polvo, pato, vegetais, castanhas.... tudo vai bem. Com os ingredientes certos, o simples 'arroz com coisa', tão comum na mesa dos brasileiros, pode ser um prato principal de respeito para as ceias de Natal e Réveillon. Confira 17 receitas. 

+ SOS Natal: Tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

 

Arroz de bacalhau

Entre os arrozes com cara (e sabor) de ceia da Natal, o com bacalhau pode ser considerado o clássico dos clássicos. Mas nem por isso ele precisa ser mais do mesmo. Para uma versão clássica e certeira, aposte na receita do chef Carlos Siffert, com brócolis e tomate. Para um preparo mais incrementado, acrescente amêndoas e damasco ou legumes e mel. Destaque também para a versão mar e montanha, que mistura o pescado a bacon e linguiça.         

Arroz de bacalhau.

Arroz de bacalhau. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Arroz de porco

Para quem se cansou do pernil assado na ceia e está em busca de novos preparos, eis uma receita bem festiva, com a carne suína desfiada, castanhas, semente de abóbora e frutas desidratadas, como damasco, manga, uva e goiaba. Confira o passo a passo aqui. Outra boa pedida é o clássico arroz de suã, com lombo, bem úmido, com legumes.     

Arroz com pernil, cachaça e frutas.

Arroz com pernil, cachaça e frutas. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Arroz de lentilhas

Aqui no Paladar, não esperamos o fim de ano para comer arroz de lentilha, mas quer melhor desculpa do que a época das ceias para prepará-lo? Ele pode ser servido sozinho, como prato principal, mas também é um ótimo acompanhamento para carnes. Aqui, ensinamos a receita com gengibre e cebola frita e a versão com amêndoas, pistache e cebola confitada

Arroz com gengibre, lentilhas e cebola caramelizada feito pela chef Carolina Brandão

Arroz com gengibre, lentilhas e cebola caramelizada feito pela chef Carolina Brandão Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Arroz de galinha 

Por mais simples que seja, uma boa galinhada é receita infalível para qualquer ocasião, até mesmo nas datas festivas. Confira aqui a receita da chef Heloisa Bacellar, feita com galinha caipira marinada por 12 horas. Já o chef Charlô Whately, do Bistrô Charlô, ensina a fazer o arroz de galinha d'Angola com quiabo e vinho branco.      

Arroz de galinha d'angola e quiabo.

Arroz de galinha d'angola e quiabo. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Arroz de polvo

Quer impressionar à mesa? Eis um prato interessante, que mistura sabores e texturas: arroz de polvo com chips de alho-poró. Mas, atenção, essa receita requer planejamento, uma vez que o arroz precisa ficar de molho no vinho tinto por 12 horas. Versão mais rápida, o arroz (bomba) de polvo com açafrão e páprica é iguamente saboroso. Veja como fazer aqui.  .

 

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Arroz de camarão

Ainda na onda dos frutos do mar, essa versão com camarões cozidos no vapor, aspargos e alho-poró na manteiga, receita do chef Massimo Ferrari, também valeu muito a pena. Além de fácil de fazer, ainda impressiona à mesa. Aprenda o modo de preparo aqui

Arroz de camarão.

Arroz de camarão. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Arroz de pato

Uma receita fácil, mas com sabor sofisticado, é a do arroz de pato com laranja - o segredo é retirar a gordura do caldo no qual a carne  foi cozida. Outra combinação certeira, e que combina com as ceias de fim de ano, é a versão com paio e couve, indicada pela editora do Paladar Patrícia Ferraz.  

Esse prato reúne muitos sabores porgueses: pato, linguiça, louro, azeite. Veja a receita. 

Esse prato reúne muitos sabores porgueses: pato, linguiça, louro, azeite. Veja a receita.  Foto: IVAN DIAS/Estadão

 

Salada de arroz, vegetais da horta e queijo coalho

Não se engane: essa salada não é uma entradinha qualquer. É um incrível prato principal, que mistura três tipos de arroz (basmati, negro e vermelho), queijo coalho e diversos vegetais - quiabo, mandioquinha, abóbora, palmito, milho, berinjela, banana-da-terra e brotos de agrião. Confira a receita aqui. Ótima para servir como estrela da ceia ou como alternativa (junto de outro arroz) para convidados vegetarianos.  

Salada de arroz, vegetais da horta e queijo coalho.

Salada de arroz, vegetais da horta e queijo coalho. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Arroz de cogumelos

Ainda pensando em alternativas vegetarianas, esse arroz selvagem com aspargos e shiitake faz sucesso até entre os carnívoros de plantão. Pode ser servido quente, logo depois do preparo, ou em temperatura ambiente, como opção de salada. Confira a passo a passa aqui

Arroz selvagem com aspargos e shiitake

Arroz selvagem com aspargos e shiitake Foto: Gabriela Biló/Estadão

 

* Matéria originalmente publicada em novembro de 2017. E atualizada pela última vez em dezembro de 2019.