Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Comida de assadeira

Um ótimo jeito de aproveitar os vegetais que você tem em casa: tempere tudo com sal, pimenta e azeite e leve para o forno

por Patrícia Ferraz

Comida de assadeira é curinga. Fica linda, colorida, cheia de sabores e texturas, dá pouquíssimo trabalho, é um ótimo jeito de aproveitar os vegetais que você tem em casa e, ainda por cima, não suja panelas nem travessas. Quer coisa mais própria para o momento atual?

Vegetais de assadeira com linguiça.

Vegetais de assadeira com linguiça. Foto: Patrícia Ferraz/Estadão

É só colocar tudo em uma assadeira grande, temperar com sal grosso, pimenta, azeite e assar. Mas o sucesso da receita tem um segredo: acrescentar os ingredientes em diferentes momentos, conforme o tempo que levam para assar. Comece pelos mais duros (batata, cebola, batata-doce), até chegar aos mais rápidos, como tomates e cogumelos.

Dessa vez, usei linguiça, se preferir use apenas vegetais, ou pedaços de frango (é só marinar antes). A ideia é levar a própria assadeira à mesa, assim que sair do forno.

Preparo

1Lave e seque bem todos os vegetais. Separe os floretes do brócolis. Corte os tomates ao meio. Corte os cogumelos em fatias grandes. Reserve.
2Prepare a primeira leva de vegetais: corte as batatas ao meio, sem tirar a casca; descasque as cebolas, corte-as ao meio; corte a batata-doce em rodelas grossas, sem tirar a casca, corte a ponta de uma cabeça de alho, sem separar os dentes. Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite e asse os vegetais por 30 minutos em forno médio 220°C.
3Aqueça bem uma panela de ferro (por uns dez minutos) e ponha as rodelas de limão na panela sem gordura. Deixe tostar a superfície. Tire do fogo. Reserve.
4Tire a assadeira do forno e prepare a segunda leva: acrescente a linguiça cortada em rodelas grossas e o brócolis e leve para assar por mais 15 minutos.
5Tire a assadeira do forno e junte tomatinhos e os cogumelos.
6Volte ao forno e deixe por mais 15 a 20 minutos até que todos os vegetais estejam bem assados, douradinhos. Tire do forno, acomode as rodelas e limão.
7Misture os ingredientes do molho e despeje sobre os vegetais.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?