Paladar

Receitas

Receitas

Como fazer água de tomate

Extraída do suco da fruta, o líquido translúcido é uma explosão de sabor, e fácil de fazer em casa. Veja como

por Redação Paladar

Não parece particularmente emocionante. Ou mesmo saborosa. Mas o aroma por si só é suficiente para fazer você querer mergulhar (a colher) na água do tomate. Quase invisível, mas de sabor intenso, o líquido extraído do seu suco é o puro frescor da fruta. Acredite. É a essência do verão no prato, ou copo. 

Água de tomate parece coisa de chef, mas extremamente simples de fazer em casa 

Água de tomate parece coisa de chef, mas extremamente simples de fazer em casa  Foto: Renata Mesquita/Estadão

É extremamente simples fazê-la em casa. Você só precisa de... tomates (bem maduros, de preferência) e um pouco de paciência. Gota a gota, o líquido transparente vai surgindo (veja receita aqui). Os chefs indicam o tipo italiano, de sabor mais adocicado. Mas você pode experimentar fazer com ele mais verde, o resultado será um caldo mais ácido, perfeito para acompanhar uma burrata, por exemplo. 

E suas possibilidades são infinitas. Você pode, na hora de bater o tomate, combiná-lo a diferentes temperos, para obter uma água de tomate aromática. Manjericão, alho, tomilho… É possível inventar maneiras de usá-la durante toda a temporada. 

Preparo 

1Lave e corte os tomates em quatro partes. 
2Bata os tomates no liquidificador ou processador de alimentos com o sal até obter um suco (se quiser uma água temperada, adicione nesta etapa os ingredientes) 
3Apoie uma peneira sobre uma tigela e, sobre a peneira, um pano de prato limpo. Despeje o líquido sobre o pano e deixe drenar. Outra opção é passar por um filtro de café no coador. 
4Deixe pingando sem mexer. Pode demorar cerca de 4 horas. Quanto mais tempo você deixar, mais água vai sair. Se você ficar impaciente e dar uma apertada, sua água ficará rosada. Não é um problema, mas para obter um líquido translúcido é necessário ter paciência. Guarde em um vidro por até cinco dias na geladeira. A polpa resultante na peneira pode ser usada para molhos e afins. 

*Se quiser um resultado ainda mais límpido, clarifique o suco de tomate. Basta congelar o suco antes de coar. Descongele, e siga a filtragem. Esse processo ajuda a separar as fibras do tomate da sua água. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?