

Como fazer limoncello em casa
É possível fazer o licor de limão-siciliano, tradicional do Sul da Itália, na sua cozinha
Um bom jantar no sul da Itália termina em licor caseiro de limão. Cada família tem sua receita, ou melhor, seus truques para preparar o limoncello, apesar de a base ser sempre a mesma: cascas de limão siciliano, álcool de cereais, água e açúcar.
Sorrentinos, amalfitanos e capreses disputam a origem da bebida, mas o fato é que em todo o sul do País se usam limões, laranjas e mexericas para fazer licores perfumadíssimos.
Italiano nascido na pequena Taranto, na Puglia, o chef Guiseppe Gerundino trouxe para São Paulo a receita da nonna Rosa. "Ela colocava grãos de café na infusão para dar cremosidade", conta o dono da escola de cozinha Accademia Gastronomica. Como a avó, ele adiciona folhas - 10 a 15 a cada litro de bebida - para intensificar o perfume. "Depois de quatro ou cinco dias é só misturar o xarope de água e açúcar com a infusão e engarrafar, mas com mais tempo ele fica melhor, eu espero 40 dias", conta.
Antes de engarrafar é preciso esterilizar a garrafa. Como não tem conservantes, o licor deve ser mantido no freezer e bebido em três ou quatro meses. Ah, se os copinhos estiverem gelados também, fica ainda melhor.
Preparo
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.