Como fazer limoncello em casa

É possível fazer o licor de limão-siciliano, tradicional do Sul da Itália, na sua cozinha

Redação Paladar - O Estado de S.Paulo

Porções: 2,5 litros

Tempo: Reserve um tempão

Dificuldade: Fácil

Ingredientes

Infusão
7 ou 8 limões-sicilianos, só a casca, sem a parte branca
1 litro de álcool de cereais
6 folhas de limão (opcional)
13 grãos de café (opcional)

Xarope
1 kg de açúcar
1,5 litro de água

Um bom jantar no sul da Itália termina em licor caseiro de limão. Cada família tem sua receita, ou melhor, seus truques para preparar o limoncello, apesar de a base ser sempre a mesma: cascas de limão siciliano, álcool de cereais, água e açúcar.

Sorrentinos, amalfitanos e capreses disputam a origem da bebida, mas o fato é que em todo o sul do País se usam limões, laranjas e mexericas para fazer licores perfumadíssimos.

Italiano nascido na pequena Taranto, na Puglia, o chef Guiseppe Gerundino trouxe para São Paulo a receita da nonna Rosa. "Ela colocava grãos de café na infusão para dar cremosidade", conta o dono da escola de cozinha Accademia Gastronomica. Como a avó, ele adiciona folhas - 10 a 15 a cada litro de bebida - para intensificar o perfume. "Depois de quatro ou cinco dias é só misturar o xarope de água e açúcar com a infusão e engarrafar, mas com mais tempo ele fica melhor, eu espero 40 dias", conta.

Antes de engarrafar é preciso esterilizar a garrafa. Como não tem conservantes, o licor deve ser mantido no freezer e bebido em três ou quatro meses. Ah, se os copinhos estiverem gelados também, fica ainda melhor.

Preparo

1Depois de lavar e secar bem, descasque os limões com muito cuidado para não vir junto a parte branca, que amarga a bebida. Use faca, fatiador de legumes ou descascador de laranja manual.
2Ponha as cascas de limão numa vasilha de inox ou de vidro, despeje o álcool de cereais, os grãos de café e as folhas de limão. Cubra com filme plástico e mantenha na geladeira por um período de 4 a 40 dias, mexendo ao menos uma vez por dia.
3Peneire a infusão, para retirar as cascas, os grãos e as folhas.
4Faça o xarope: leve a água e o açúcar ao fogo, sem ferver, até o açúcar dissolver por completo.
5Misture ao líquido peneirado o xarope de água e açúcar já resfriado.
6Com um funil, despeje o licor numa garrafa esterilizada. Espere uma semana para beber

 

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato