Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Como fazer ovo frito

Aprenda a fazer o prato que salva muitas refeições

por Redação Paladar

“Não sei nem fritar um ovo”. Não saber fazer ovo frito sempre foi sinônimo de não saber cozinhar. Mas agora que você já aprendeu a fazer arroz e feijão, está na hora de completar a refeição. O ovo estrelado é um ótimo quebra-galho na cozinha, complementa sanduíches, melhora qualquer prato.

Pequenos truques podem melhorar o ovo frito de todo dia. Para Janaína Rueda, chef do Bar da Dona Onça, para ficar perfeito, o ovo frito precisa ficar com a clara “rendada” e a gema mole. Ela usa ovos em temperatura ambiente e uma pitadinha de farinha de trigo na frigideira para não ter jeito de o ovo grudar.

Preparo

1Coloque um fio de azeite na frigideira. Se quiser, salpique um pouquinho de farinha de trigo - isso ajuda o ovo a não grudar. Deixe aquecer. 
2Quebre o ovo na figideira. Salpique uma pitada de sal por todo o ovo. 
3Mantenha em fogo baixo até a clara estar rendada e a gema, mole. 

Dicas

Abaixo, confira os truques de seis chefs para fazer o ovo frito perfeito: 

Daniel Redondo, chef do Maní: “Não troco um ovo frito por nada. Para mim, perfeito é acordar em um domingo de manhã, fritar um ovo de gema mole com clara bem crocante e pingar algumas gotas de vinagre por cima, quando está pronto. É como eu comida com meu pai.”

Rafael Costa e Silva, chef do Lasai (RJ): “Faço o meu na manteiga, com o ovo na temperatura ambiente. A frigideira fica em fogo médio e eu baixo logo ao colocar o ovo. Deixo só até a clara ficar pronta e tiro com a gema bem mole mesmo.”

Wagner Rezende, chef do Parigi Bistrot: ”Gosto de fazer o ovo estrelado fritando sem gordura em uma boa frigideira antiaderente. Quebro o ovo, tampo a panela e deixo por um minuto em fogo baixo. Assim a clara endurece e a gema continua molinha.”

Margarida Haraguchi, chef do Izakaya Issa: “Mesmo servindo okonomiyaki e vários outros pratos japoneses com ovo, em casa eu gosto é de ovo frito, bem abrasileirado. Para fazer, coloco uma tampa enquanto a frigideira está no fogo.”

Marcelo Bastos, chef do Jiquitaia: “Gosto de esquentar bem a frigideira, esquentar a manteiga, quebrar o ovo e tampar. Às vezes, uma capa de clara se forma por cima da gema molinha. O tempo depende do fogão, mas costuma ser um pouco mais de um minuto em fogo alto de cozinha doméstica.”

Ivan Ralston, chef do Tuju: Eu gosto de chegar em casa depois do trabalho e fazer bife ancho, batata frita e um ovo estrelado por cima. Frito com manteiga de garrafa, por volta de 76°C – o suficiente para coagular a clara e manter a gema mole.

 

Ficou com água na boca?