Paladar

Receitas

Receitas

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Confit de frango com relish de pepino agridoce

Essa receita foi ensinada por Carla Pernambuco na aula "O resgate da técnica ancestral da conservação" durante o 8º Paladar Cozinha do Brasil

por Redação Paladar

Preparo

Relish de pepino:

1Lave os pepinos e corte-os em fatias bem finas. Lave e corte o pimentão em tirinhas. Corte as cebolas em fatias bem finas - se conseguir achar as cebolas com o diâmetro mais ou menos igual ao pepino fica ainda melhor. Misture tudo com o sal.
2Coloque essa mistura num bowl, mexa bem e tampe a mistura com pedras de gelo. Depois coloque algo pesado em cima dos gelos, deixando na geladeira de um dia para o outro.
3No dia seguinte, lave os pepinos várias vezes no escorredor e deixe-os escorrer.
4Em uma panela, coloque os ingredientes da etapa 2. Deixe levantar fervura. Coloque os pepinos já escorridos e deixe ferver por 2 minutos apenas. Tire do fogo e deixe esfriar na panela.
5Quando estiver frio, coloque em vidros previamente escaldados com água fervente, tampe e conserve na geladeira. Quanto mais tempo eles ficarem na geladeira ficarão mais curtidos e mais saborosos.
 

Confit de frango:

1Coloque as sobrecoxas no sal durante cinco horas.
2Em uma panela, derreta a banha e adicione os demais ingredientes. Mantenha em fogo bem baixo.
3Lave as coxas de pato com água para retirar o sal. Coloque-as dentro da banha e cozinhe-as em fogo brando mais ou menos por duas horas ou até que as coxas fiquem macias mas não se soltem do osso. Durante o cozimento, tome cuidado para não queimar a banha, as coxas devem apenas ficar douradas.
4Deixe as coxas esfriarem na banha e leve tudo à geladeira por no mínimo duas horas.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?