Paladar

Receitas

Receitas

Tomás Rangel
Tomás Rangel

Couve-flor gratinada com queijo brie

No restaurante Maria e o Boi, no Rio de Janeiro, essa receita de couve-flor gratinada com molho branco e queijo brie foi batizada de Cou-brie-flor

por Redação Paladar

Nos últimos anos, a couve-flor conquistou status de celebridade. Está em todas. Das mais variadas maneiras. No restaurante carioca Maria e o Boi, os chefs Cristiano Lanna, Erik Nako e Luiz “Pétit” Santos criaram uma receita em que ela é gratinada com molho branco e queijo brie.

Antes de ir ao forno, porém, a couve-flor é dourada na chapa (essa etapa também pode ser feita na churrasqueira).

Preparo

1Leve o leite ao fogo com o alho, o louro e o tomilho. Quando ferver, desligue o fogo e deixe que o leite esfrie à temperatura ambiente.
2Derreta a manteiga e, quando espumar, adicione a farinha, mexendo bem. Despeje o leite aos poucos enquanto bate com um fouet para não empelotar. Quando engrossar, deixe cozinhando em fogo baixo por 5 minutos e tempere o molho branco com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. 
3Limpe a couve-flor de suas folhas e solte pedaços grandes das flores, retirando apenas o talo central, mas deixando os galhos ainda bem grandes.
4Tempere a couve-flor com bastante sal, pimenta e azeite extra-virgem. Esquente bem uma chapa estriada e doure a couve-flor em fogo alto até ficar bem dourada. Também é possível fazer esse passo em uma churrasqueira ou em forno, bem quentes.
5Coloque a couve-flor em uma assadeira, regue com um pouco do molho branco, mas sem cobri-la completamente, para deixar ainda umas pontas douradas expostas. Polvilhe com cubos de queijo brie e grana padano ralado. Leve ao forno em temperatura alta até gratinar.

 

Ficou com água na boca?