Paladar

Receitas

Receitas

Lucas Terribili
Lucas Terribili

Couve-flor grelhada com lentilhas e molho romesco

Nesse prato vegetariano, uma fatia grossa de couve-flor dourada na grelha é servida sobre lentilha com cebola caramelizada e molho de pimentões

por Redação Paladar

Nos mais diversos preparos, a couve-flor vem ganhando espaço cada vez maior na cozinha dos restaurantes. O vegetal está em todas e conquistou status de celebridade.

Na receita da chef Mari Sciotti, à frente do restaurante vegetariano Quincho, uma fatia robusta de couve-flor assada é dourada na grelha. Para acompanhar: lentilhas com cebola caramelizada e molho romesco.

Preparo

1Asse a couve-flor inteira (temperada com azeite, pimenta-do-reino e sal) por 20 minutos.
2Corte a couve-flor em fatias grossas, priorizando a parte central do vegetal. Pincele com a glace de vegetais e leve as fatias à grelha para finalizar o cozimento, por 3 minutos de cada lado.
3Cozinhe a  lentilha para cozinhar com água (ou caldo de legumes) suficiente para cobrir os grãos. Adicione os temperos e deixe cozinhar até que os grãos estejam macios, mas ainda firmes. Reserve.
4Leve a cebola cortada em fatias finas para a panela, com azeite, pimenta e sal, para caramelizar. Mexa de tempos em tempos para não queimar. Misture a cebola caramelizada na lentilha já cozida.
5Bata todos os ingredientes do molho romesco no liquidificador.
6Sirva duas colheres do molho romesco, cubra com uma camada de lentilha com cebola caramelizada e finalize com a couve-flor grelhada.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?