Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Cozido de bacalhau com nhoque de batata, tomates e azeitonas

Aprenda a fazer esta deliciosa receita com bacalhau do chef Henrique Schoendorfer, do Ristorantino

por Redação Paladar

Preparo

Bacalhau:

1Divida os lombos de bacalhau em porções de cerca de 180 gramas para cada porção individual. Tempere com sal e pimenta-do-reino ralada na hora a gosto. Empane levemente os lombos em farinha de trigo, retirando o excesso de farinha. 
 
2Em uma frigideira grande, aqueça metade do azeite extravirgem e sele todos os lados do bacalhau. Acrescente o alho laminado, deixe-o dourar levemente, acrescente as azeitonas, vinho branco, e deixe evaporar o excesso de álcool. Acrescente o tomate, tampe a panela e em fogo baixo deixe cozinhar por 5 minutos. Reserve metade do molho para finalizar o nhoque da próxima receita. 

Nhoque:

1Em água fervente cozinhe a batata até ficar em ponto de purê. Escorra. Com o auxílio de uma peneira, passe as batatas cozidas e deixe-as esfriar. 
 
2Acrescente o ovo e mexa vigorosamente. Em seguida, adicione 150 gramas da farinha de trigo e com as mãos mexa até obter uma mistura homogênea. Acrescente o parmesão ralado.
 
3Em uma bancada preferencialmente de madeira faça uma "cobrinha" bem fina de nhoque e com uma faca corte em pedaços de cerca de 2 cm. Cubra a massa com farinha e reserve.
 
4Em água fervente com sal, cozinhe até a massa subir. Em uma outra panela, com o excesso do molho do bacalhau salteie o nhoque. 

Montagem:

1Por baixo sirva uma porção de nhoque, o bacalhau e o restante do molho por cima. Finalize com folhas de manjericão e um fio de azeite extravirgem. 

Ficou com água na boca?