Paladar

Receitas

Receitas

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Crepe de doce de leite

Hit do Quintal do DeBetti, a sobremesa é finalizada na chapa e ganha uma casquinha tostada que faz toda diferença

por Patricia Ferraz

Copiei esse crepe do DeBetti. Ou melhor, copiei a ideia de tostar o crepe de doce de leite já pronto para fazer uma crostinha – o doce derrete um pouco, escorre... é um hit do Quintal do DeBetti, restaurante que nasceu de churrascadas que o açougueiro fazia para os amigos.

Crepe tostado de doce de leite.

Crepe tostado de doce de leite. Foto: Patricia Ferraz

É um doce bem doce, mas vai bem em tempos sombrios. Você pode finalizar os crepes numa chapa na churrasqueira, numa frigideira de ferro ou com um maçarico, se tiver: é só salpicar um pouco de açúcar cristal e queimar.

Crepe tem alguns segredos. Ele deve ser fininho e delicado (fofa e alta é a panqueca americana), então não ponha muita massa na frigideira de uma vez. O ideal é usar uma frigideira de fundo reto e bordas baixinhas. Unte e aqueça a frigideira, mas não exagere no óleo, para não encharcar o crepe. O ideal é pincelar o óleo e tirar o excesso com um papel toalha.

Preparo

1Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo.
2Pincele o fundo da frigideira com um pouco de óleo (retire o excesso com papel toalha).
3Aqueça a frigideira por cerca de 30 segundos.
4Pegue a massa com a ajuda de uma concha, não encha demais (o creme precisa ficar fininho!). Despeje a massa no centro da frigideira e vá inclinando as bordas com cuidado para espalhar a massa por toda a base da panela.
5Deixe cozinhar em fogo alto por mais ou menos uns 30 segundos, assim que notar que a massa ficou firme, passe cuidadosamente uma espátula para descolar as bordas, e vire o crepe. Deixe alguns segundos para tostar um pouco do outro lado e está pronto.
6Tire o crepe da panela com a ajuda de uma espátula grande. Vá colocando num prato, um crepe sobre o outro, até usar toda a massa.
7Ponha duas colheres (sopa) de doce de leite no centro do crepe, fazendo uma linha grossa de um lado ao outro. Enrole, dobrando os lados.
8Aqueça bem a panela ou chapa, salpique açúcar e passe rapidamente o crepe para formar a crosta. Se for usar o maçarico, queime em um prato. Sirva quente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?