Paladar

Receitas

Receitas

Taisa Sganzerla|Estadão
Taisa Sganzerla|Estadão

Crumble de pêssegos

O crumble é receita da chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda

por Redação Paladar

Essa receita é bem rápida, fácil e prática de se fazer. Mas seu ponto forte é que ela permite inúmeras variações. O pêssego pode ser substituído por maçã, pera, abacaxi, banana, ameixa, manga, framboesa, morango, goiaba ou figo – diz a chef: a graça é a gente fazer uma sobremesa com a fruta que a gente tem na cozinha.

No lugar das nozes também é possível usar macadâmias, avelãs, castanhas do Brasil, castanhas-de-caju, amêndoas, pecans ou coco ralado. Se não tiver canela, vale usar cravo, noz moscada e até anis.

E fique atento à quantidade do açúcar: além do gosto de cada um, a quantidade varia dependendo da fruta, pois há umas mais e outras menos doces.

 

 

A video posted by Paladar (@paladar) on

 

Preparo

1Aqueça o forno a 200ºC (médio alto). Sem descascar, corte cada pêssego ao meio, descarte o caroço, divida cada metade em 4 partes e coloque numa tigela.
2Junte o suco de limão, o açúcar mascavo, a manteiga derretida, a maisena e coloque em um refratário médio, formando uma camada de uns 2 cm de altura (ou prepare em 4 refratários individuais).
3Para a cobertura, misture a farinha, o açúcar, a canela e o sal numa tigela, junte a manteiga gelada, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa bem solta. Por fim, acrescente as nozes.
4Espalhe a farofa sobre os pêssegos e asse por uns 40 minutos, até formar uma crosta bem dourada. Deixe amornar por 15 minutos e sirva com sorvete ou um pouco de creme de leite (se quiser, faça na véspera e aqueça no forno na hora de servir).
 

 

Ficou com água na boca?