Paladar

Receitas

Receitas

Tiago Queiroz| Estadão
Tiago Queiroz| Estadão

Cuca com goiabada

Aprenda a fazer esse tradicional bolo da região Sul com receita a de Heloisa Bacellar

por Redação Paladar

Foi na bagagem dos imigrantes alemães que a Cuca desembarcou no Sul, um caso raro, já que boa parte dos bolos chegaram ao País com os portugueses. Descendente do streuselkuchen, a cuca em geral é feita com fermento de pão (biológico) – mas sempre é coberta por farofa doce. Aprenda a receita. 

1Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira grande.
2Para a massa, coloque a manteiga e o açúcar numa tigela e bata com a batedeira até esbranquiçar. Um a um, acrescente os ovos e continue batendo até conseguir um creme macio. Aos poucos e intercalando, junte a farinha e o fermento e o leite, batendo apenas o suficiente para incorporar tudo e obter uma massa lisa e macia. Despeje a massa na assadeira. 
3Espalhe as fatias de goiabada sobre a massa e reserve. 
4Para a farofa da cobertura, misture numa tigela a farinha, o açúcar e a manteiga e esfarele rapidamente com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa. Espalhe a farofa por cima da goiabada. 
5Asse a cuca por uns 45 minutos, até que esteja crescida, dourada e, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme e sirva em pedaços com nata ou creme de leite espesso.

 

Ficou com água na boca?