Paladar

Receitas

Receitas

Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Nhac!

Neide Rigo

Cuca de uva

Entre o bolo e a torta, a cuca é tradicional no Sul do Brasil

por Neide Rigo

Preparo

1Numa tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar e o sal no leite. Acrescente a manteiga, os ovos e o suco de limão.
2Junte a farinha, aos poucos, mexendo com colher de pau, até ficar difícil de mexer. Passe, então, a trabalhar a massa com as mãos enfarinhadas, juntando as raspas do limão e o resto da farinha, aos poucos, só até formar uma massa homogênea e muito macia.
3Não deve ser firme como a de pão nem mole como a de bolo. Também não precisa ser excessivamente trabalhada. Cubra com pano e deixe crescer até dobrar de volume.
4Unte uma forma retangular 45 por 32 centímetros com manteiga e enfarinhe. Ajeite a massa no fundo da forma escolhida, cubra com uvas (pode pressionar um pouco para que entrem na superfície da massa) e espalhe por cima a farofa.
5Deixe crescer novamente até dobrar de volume e leve ao forno preaquecido (cerca de 200°C) e deixe assar por cerca de 1 hora ou até que a farofa fique dourada por cima. Espere amornar, desenforme e espere esfriar caso queira embalar pedaços para dar de presente ou guardar na geladeira por até uma semana. Para ter pedaços mais regulares, para dar de presente, melhor assar em forma retangular.

Faça a farofa: misture com as mãos os três ingredientes até formar uma farofa úmida.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?