Paladar

Receitas

Receitas

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Cuscuz natalino

Receita enviada pela leitora Sylvia Bergamo e preparada pela chef Janaina Rueda

por Redação Paladar

Importamos muitas receitas para a mesa de Natal brasileiro, mas o cuscuz é paulista. Esta receita, da leitora Sylvia Bergamo, de São Paulo,chegou super detalhada, é linda e cheia de sabor, acompanhada com molho de tomates com camarão e manjericão fresco. Para executá-la convidamos uma especialista no assunto, a chef Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça. Talentosa e aplicada, a chef passou o domingo testando o cuscuz, preparou quatro vezes e o prato acabou virando almoço dos filhos e o jantar da semana.

Preparo

Caldo de camarão

1Doure na manteiga as cascas de camarões, até ficarem vermelhas.
2Junte os legumes e as ervas, refogue e cubra com água fria. Cozinhe em fogo baixo, por 1 hora. Passe na peneira e reserve o caldo. 

Montagem 

3Enfeite as paredes e o fundo de uma forma média de buraco no meio com ervilhas, rodelas de ovo, camarões e palmito, reserve.
4Doure numa frigideira com azeite o pimentão, a cebola, o alho e o tomate. Agregue o camarão e os demais ingredientes (menos as farinhas). 
5Adicione o caldo de camarão e deixe cozinhar, mexendo. Ponha as farinhas e misture bem. Ajuste o sal e a pimenta. Ponha na forma, aperte, e deixe esfriar. 

Molho 

6Tempere os camarões limpos, descascados e secos, com sal e raspas de limão, reserve.
7Doure o dente alho no azeite, retire antes de pegar cor, ponha os camarões e refogue. 
8Leve ao fogo outra frigideira com azeite e doure o alho picado, a cebola, os tomates e a pimenta, tempere com sal, folhinhas de manjericão e deixe cozinhar. Passe no processador e reserve.

 

Leitora Sylvia Bergamo, de São Paulo

Leitora Sylvia Bergamo, de São Paulo Foto: Acervo Pessoal

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?