Dez receitas com beterraba (porque ela não está aí só para sujar a salada)
A beterraba tem muito a oferecer. Saiba como aproveitá-la bem na cozinha
05 de junho de 2017 | 19:55por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo
A beterraba é da família da acelga e suas folhas não são apenas comestíveis, mas gostosas. Elas ainda servem de indicativo para saber se a beterraba está boa. Por isso, prefira sempre comprar a beterraba íntegra, com caule e folha. E para sair da fama de que ela está aí apenas para sujar a salada, separamos dez receitas para você aproveitá-la bem na cozinha.
Dez receitas com beterraba (porque ela não está aí só para sujar a salada)
1 de 11
Foto: Felipe Rau/Estadão
A beterraba
A beterraba é da família da acelga e suas folhas não são apenas comestíveis, mas gostosas. Elas ainda servem de indicativo para saber se a beterraba está boa. Aliás, prefira sempre comprar a beterraba íntegra, com caule e folha. O caule também é comestível. Pode ser refogado, para ficar mais macio. Para guardar a beterraba, não corte totalmente o talo. A cor vermelha da hortaliça vem de um pigmento chamado betaína. E o gosto de terra vem da geosmina, uma substância fabricada pela própria beterraba - não é terra que sobrou de uma lavagem mal feita. Para sair da fama de que beterraba está aí apenas para sujar a salada, separamos dez receitas para você aproveitá-la bem na cozinha.
Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Beterrabas ao murro com queijo de cabra
Esta receita foi retirada do livro "Sete Fogos – Churrasco ao Estilo Argentino", de Francis Mallmann, e é uma lição de como transformar um vegetal comum num prato disputado à mesa. Dá um pouco de trabalho. Primeiro, é preciso cozinhar as beterrabas, depois tostar na chapa. Se as beterrabas forem grandes, a solução para amolecê-las é levar ao forno por meia hora, coberta por azeite e papel alumínio. E só depois tostar na chapa de ferro até formar uma crosta bem escura. Veja como fazer passo a passo esta receita.
Foto: Pequena Cozinha em Paris/Divulgação
Salada de lentilhas du puy com beterraba, queijo de cabra e vinagrete de dill
Retirada do livro "Pequena Cozinha Em Paris", de Rachel Khoo, essa elegante salada de lentilhas du puy com beterraba, queijo de cabra e vinagrete de dill é a chance prática para impressionar. Na hora de montar o prato, a beterraba vai bem fininha por cima das lentilhas. Aprenda como fazer.
Foto: Maní/Divulgação
Risoto de beterraba
No risoto da chef Helena Rizzo, do Maní, o arroz é misturado a um caldo de legumes (cenoura, cebola, alho-poró, abobrinha), água de beterraba, maionese, parmesão e manteiga. A água de beterraba é adicionada a panela de arroz a medida em que o caldo de legumes for secando. Além de ficar um prato com uma bela coloração, é um risoto delicioso. Veja como fazer.
Foto: Alex Silva/Estadão
Borscht gelado
Receita tradicional no leste europeu, o borscht é uma sopa que pode ser encontrada tanto quente, quanto fria. É feito com beterraba, principalmente, e na receita de Andrea Kaufmann, também cenoura e tomate, o que reforça a cor avermelhada. Sirva gelado em um copo ou em uma tigela, enfeitado com dill picadinho. Aprenda como fazer.
Foto: Dui/Divulgação
Salada vermelha
Na salada vermelha desenvolvida pela chef Bel Coelho não é só a beterraba que dá o tom. Tamarillo, tomate pera e pimenta moída, além de espuma feita com suco de melancia, completam os ingredientes. Na receita, é preciso deixar a beterraba pré-cozida e cortada em cubos de 1 cm para facilitar na hora da montagem. Veja como fazer
Foto: Felipe Rau/Estadão
Beterraba assada no papel-alumínio
Nesta receita, retirada do livro "Tudo e mais um Pouco – Da Escolha dos Ingredientes às Técnicas Culinárias", de Mark Bittman, a beterraba vai única para o prato. Ao ir para o forno envolta no papel alumínio, ela concentra bem os líquidos e os açúcares. Para saber se elas estão no ponto, enfie a ponta da faca, uma a uma, para saber se estão macias. Veja como fazer a simples receita.
Foto: Ana Paula Boni/Estadão
Creme de beterraba com mingau de tapioca e granola salgada
A ideia da receita da chef Ana Luiza Trajano é aproveitar os vegetais que estão sobrando na geladeira e levá-los ao fogo para fazer um caldo. Enquanto isso, leve as beterrabas para o forno, envoltas em papel alumínio, como você viu na receita anterior. Depois, misture o caldo às beterrabas para fazer um creme. Na montagem final do prato, o creme será a base, com o mingau de tapioca por cima, e a granola salgada para finalizar. Veja como fazer.
Foto: Tadeu Brunelli/Estadão
Ancho com beterraba defumada e amaranto roxo
Na receita do chef Ivan Ralston, do Tuju, você vai precisar preparar quatro etapas antes da montagem final do prato: o molho de amaranto roxo, a beterraba, os picles de beterraba e a carne. Para o picles, programe-se: é preciso deixar as beterrabas em uma bolsa de vácuo com vinagre, açúcar, água, sal e casca de limão por cinco dias. As outras etapas levam bem menos tempo e a espera vale a pena. Veja como fazer.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Tartare de coração de pato com figo e beterraba
Esta receita é mais simples do que parece. A beterraba, assada, vai misturada aos ingredientes do tartare e entra no purê de acompanhamento. Para o purê você vai precisar de 4 beterrabas, 300g de suco de maçã fresco coado, além de sal, açúcar e limão para temperar. Veja como fazer todas as etapas da receita.
Foto: Roberto Seba/Estadão
Drink Pink
Aproveite a beterraba para fazer águas aromatizadas, como o Drink Pink, receita da chef Neka Menna Barreto. Para fazer essa bebida refrescante, você vai precisar de 600g de beterraba, 2 limões bergamota e 13 cardamomos inteiros e com casca. Sirva bem gelado em cálices de licor. Veja como fazer.